BRANDS' ECO O papel da tecnologia na tendência Skills First

  • BRANDS' TRABALHO
  • 18 Outubro 2023

De que forma podem as organizações se manterem competitivas, quando fazem uma transição para serem uma organização Skills First?

No atual ambiente de negócios, dinâmico e em constante mudança, é essencial uma organização ser ágil e que se adapte à sua envolvente. Uma das tendências mais recentes e que está a ganhar mais importância na vertente de recursos humanos é a abordagem Skills-First – onde se enfatiza as competências, experiências e capacidades de cada pessoa.

As empresas que seguem esta metodologia criam uma cultura de aprendizagem e priorizam o desenvolvimento de competências, e são mais propensas a atrair e reter o melhor talento e superar os concorrentes em áreas como crescimento da receita.

Para que isto aconteça e seja aplicado, é essencial que esteja claro dentro da organização:

  • Qual a importância de seguir uma abordagem Skills-First?
  • Como a tecnologia ajudar a aplicar esta abordagem e torná-la parte integrante da cultura da organização?
  • Que métricas podem ser usadas para quantificar o seu impacto?

Qual a importância de seguir uma abordagem Skills-First?

A importância da abordagem Skills-First tem impacto tanto na organização como um todo, bem como nos seus colaboradores. Algumas das suas vantagens são:

  1. Democratizar o acesso a oportunidades
    O foco nas competências, e não a forma como foram adquiridas, promove o potencial de democratizar o acesso a oportunidades económicas e de carreira para mais pessoas.
  2. Aceder a um pipeline de talento por descobrir, diversificando a origem do talento
    A contratação segundo uma abordagem
    Skills-First muda o foco para a forma como os candidatos podem demonstrar que têm as competências necessárias para realizar a função, e não para o seus diplomas.
  3. Aumentar retenção, confiança e compromisso do colaborador
    Com base no Workplace Learning Report 2022 do LinkedIn, o fator mais impactante num excelente ambiente de trabalho é a existência de oportunidades para aprender e crescer.
  4. Cria opções de desenvolvimento de carreira mais robustas
    O desenvolvimento de carreira baseado em competências permite aos colaboradores terem acesso a oportunidades de mobilidade vertical e lateral dentro da organização, sendo a mesma mais personalizada e não linear como na abordagem tradicional.
  5. Obter uma visão holística das necessidades atuais e futuras de competências
    As organizações vão poder desenvolver uma visão holística do talento e competências que detêm.
  6. Impacto positivo nas receitas e na inovação
    Com base no Workplace Learning Report 2020 do LinkedIn, as empresas que priorizam a aprendizagem contínua têm 58% mais probabilidade de atingir ou exceder os seus objetivos de receita e 32% mais probabilidade de serem as primeiras a entrar no mercado com uma inovação.
Nuno Aniceto, Manager EY, People Advisory Services

Como pode a tecnologia ajudar a aplicar esta abordagem e torná-la parte integrante da cultura da organização?

  1. Investir em sistemas digitais de gestão da aprendizagem contínua (LMS)
    Sistemas de gestão de aprendizagem digital (Learning Management Systems) – como SAP SuccessFactors, Workday ou Cornerstone – permite a uma organização centralizar as iniciativas de formação contínua de competências aos seus colaboradores – tendo funcionalidades como acesso self-service a conteúdos para colaboradores e a acompanhamento do progresso e o compromisso do colaborador pela organização.
  2. Utilizar Inteligência Artificial (IA) para análise de lacunas de competências
    IA pode ser usada para analisar as competências dos colaboradores e identificar áreas onde formação é necessário. Existem ferramentas como IBM Watson ou Eightfold AI, que usam algoritmos de IA para analisar dados de recursos humanos de forma a prever e sugerir oportunidades de formação com base nas lacunas de competências dos colaboradores.
  3. Oferta de oportunidades de e-learning
    Acesso a recursos de e-learning – como Udemy, Coursera ou LinkedIn Learning – permitem complementar as iniciativas de aprendizagem contínua da organização, podendo os mesmos ser embebidos em sistemas de LMS. Plataformas de e-learning oferecem flexibilidade de aprendizagem a colaboradores, com acesso a uma variedade de recursos, incluindo vídeos, artigos e exercícios interativos.
  4. Gamificação de iniciativas de aprendizagem através de aplicações móveis
    A utilização de apps com recursos de
    gamificação, como pontos, emblemas e tabelas de classificação podem ser usados para complementar programas de aprendizagem e desenvolvimento contínuo. Apps como Kahoot!, GamEffective e Rise são exemplos de plataformas que recompensam os funcionários por concluírem módulos de formação, tornando a aprendizagem mais envolvente e divertida.

Ao alavancar a tecnologia, as organizações podem aprimorar os seus programas de aprendizagem e desenvolvimento contínuo, fornecendo aos colaboradores experiências que melhoram as suas capacidades e impulsionam os resultados da organização.

Que métricas podem ser usadas para quantificar o seu impacto?

Ter métricas (KPIs) é essencial para medir o impacto dos investimentos realizados, bem como para identificar áreas para melhoria. Para quantificar o impacto da metodologia Skills-First, é apresentado abaixo alguns KPIs relevantes, com dados sobre estudos realizados:

  1. Taxa de Retenção
    Investir em formação contínua e promover uma cultura de aprendizagem aumenta as taxas de retenção em 5x (LinkedIn) e a retenção de colaboradores top performers em até 30% (Gartner).
  2. Compromisso do colaborador
    Organizações que priorizam o acesso a oportunidades de aprendizagem levam a maiores taxas de compromisso e de satisfação no trabalho (LinkedIn), enquanto as empresas que investem no desenvolvimento de funcionários têm taxas de compromisso 34% maiores (SHRM) e são 2x mais propensas a serem vistas positivamente por candidatos (LinkedIn).
  3. Produtividade
    Investir em formação customizada de competências pode melhorar a produtividade dos funcionários e impulsionar um crescimento económico significativo – de acordo com um relatório da McKinsey publicado em 2021, nos Estados Unidos pode contribuir até 5,6 trilhões em PIB adicional até 2030.
  4. Redução de custos por redução de rotatividade de colaboradores
    A redução da rotatividade de colaboradores leva a poupança em custos de substituição, e os investimentos no desenvolvimento dos colaboradores levam a aumentos de produtividade de 14%, poupando custos nas despesas de recrutamento e formação (Adecco).

Tendo isto em conta, o investimento em iniciativas de desenvolvimento de competências e de criação de uma cultura de aprendizagem é crucial para melhorar a retenção de colaboradores, o envolvimento, a produtividade e a redução de custos.

O acompanhamento de KPIs relacionados com o desenvolvimento de competências, compromisso dos colaboradores e retenção de talento pode ajudar a identificar áreas para melhoria e refinar a abordagem Skills-First ao longo do tempo. Ao priorizar o desenvolvimento de competências, as empresas podem atrair e reter os melhores talentos, manter-se competitivas e alcançar um melhor desempenho financeiro.

Nuno Aniceto, Manager EY, People Advisory Services

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