Portuguesa Zenklub e brasileira Conexa fecham fusão para formar “maior operador digital de saúde da América Latina”
A fusão da startup portuguesa com a brasileira visa retirar sinergias e dá lugar ao maior operador digital da área de saúde na América Latina. As duas empresas já levantaram 55 milhões.
A Zenklub, empresa portuguesa a atuar no Brasil na prestação online de cuidados de saúde mental, e a Conexa, empresa brasileira que detém uma plataforma de telemedicina, anunciaram uma fusão, dando lugar ao “maior operador digital de saúde da América Latina”. A operação está sujeita a luz verde da Autoridade de Concorrência no Brasil e espera-se que esteja concluída até ao final do ano.
“Este movimento permitirá oferecer soluções mais abrangentes e acessíveis para o bem-estar das pessoas”, diz Rui Brandão. “A nossa missão é melhorar a saúde de milhões de brasileiros, reconhecendo a importância de uma abordagem integrada de saúde para enfrentar os desafios atuais; unir forças com a Conexa acelera o nosso progresso nessa missão”, reforça o CEO da Zenklub, citado em comunicado.
Com esta operação, a Conexa passará a contar com o reforço da equipa e negócio desenvolvido pela Zenklub e com uma base de investidores de referência mais diversificada – entre os quais a Goldman Sachs, a General Atlantic, a Kamaroopin (Pátria), a Indico Capital Partners e a Good Karma Partners –, passando os atuais acionistas da Zenklub a deter diretamente uma “participação muito relevante” no capital da Conexa. O total de capital levantado pelas duas empresas é superior a 55 milhões de euros.
“Fomos o primeiro fundo a investir na Zenklub, no início da presença no mercado brasileiro, antes da saúde mental ser um tópico tão falado. Esta fusão com a Conexa, empresa participada pela Goldman Sachs e General Atlantic, grandes referências mundiais de investimento, dá-nos a segurança para o próximo passo como acionistas de referência da entidade conjunta, que será a expansão ainda mais rápida na América Latina”, diz Stephan Morais, presidente da Indico Capital Partners, em comunicado.
Atuando as duas empresas na área de prestação online de cuidados de saúde, a sua atividade complementa-se. A Conexa detém uma plataforma de telemedicina, realizando mais de 400 mil consultas por mês, das quais 180 mil delas na área da saúde mental, dando acesso a cuidados de saúde a mais de 20 milhões de pessoas, segundo os dados divulgados.
Atuando há sete anos na prestação de cuidados de saúde mental no mundo corporativo, a Zenklub trabalha com mais de 500 empresas, tais como a Volkswagen, a Azul ou a RaiaDrogasil.
“A operação resultará na formação da maior empresa digital de saúde da América Latina com uma sinergia potente na integração do cuidado da saúde física e mental, que é um dos pontos que marcam a sinergia entre as empresas”, pode ler-se na nota de imprensa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portuguesa Zenklub e brasileira Conexa fecham fusão para formar “maior operador digital de saúde da América Latina”
{{ noCommentsLabel }}