A massa consolida a sua presença na alimentação com um aumento de consumo de 17% nos últimos cinco anos
Os espanhóis consomem em média 4,12 quilos por ano.
A massa ganhou presença nos lares durante a última década, conforme refletem os dados coletados no último ‘Relatório de Consumo Alimentar na Espanha (2022)’, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação (MAPA), no qual a massa mantém sua tendência de crescimento progressivo e constante, com um aumento acumulado de 17,3% desde 2018. Em 2022, o consumo médio per capita situou-se em 4,12 quilos.
No contexto do Dia Mundial da Massa, o Grupo Gallo destacou a evolução que o consumo deste produto tem experimentado, “cuja presença nos lares espanhóis é fruto de uma trajetória de quase oitenta anos elaborando a massa líder no mercado”, indicou.
“A massa é um dos pratos mais consumidos na Espanha e ocupa uma posição indispensável na alimentação dos espanhóis. Em suma, a massa se encaixa hoje no perfil de um consumidor cada vez mais exigente, que exige da indústria alimentícia produtos versáteis, acessíveis e que atendam a mais de uma necessidade. Que sejam saudáveis, fáceis de preparar, deliciosos e proporcionem prazer; todos esses requisitos convergem na massa”, afirmou a empresa em comunicado.
Os lares com presença de crianças, particularmente nas idades médias e mais avançadas, são responsáveis por 21% do volume de consumo. Embora sejam os jovens independentes quem lideram o pódio, superando a média em quase 2 pontos, com impressionantes 6 kg por pessoa por ano.
Por outro lado, a compra intensiva de massa é observada em lares cujos responsáveis pela compra têm menos de 65 anos, sendo o grupo de 35 a 49 anos responsável por 31,15% da população e adquirindo 35,24% do volume.
Os lares de classe sócio económica alta, média alta e média são os consumidores mais intensivos de massa, com destaque para a classe média, que compreende 30,69% da população e adquire 33,27% do volume.
A massa alimentícia representa 98,4% do volume total de massa consumida em 2022, contribuindo com 95,7% do valor total. Apesar de uma redução de 2% no volume, o valor experimentou um aumento de 19%, em grande parte devido ao aumento dos preços.
O consumo de massa em Espanha concentra-se na região mediterrânea: a Catalunha lidera o consumo com impressionantes 5,50 kg por pessoa por ano, seguida das Baleares (5%) e de Valência (4,46 kg). Em contraste, as comunidades do norte e do Cantábrico apresentam um consumo mais moderado, com La Rioja (3,36 kg), Navarra (3,40 kg) e o País Basco (3,43 kg) registando os níveis mais baixos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A massa consolida a sua presença na alimentação com um aumento de consumo de 17% nos últimos cinco anos
{{ noCommentsLabel }}