O roubo de identidade, entre os tipos de fraude interna que mais ameaçam a segurança das empresas
O roubo de identidade tem sido identificado como um dos tipos de fraude interna que ameaçam a segurança das empresas.
Essa tendência, que está em aumento, ocorre no contexto da introdução de um número crescente de dispositivos e sistemas tecnológicos na vida quotidiana, o que está condicionando os planos de prevenção contra fraudes em muitas organizações.
Essa é uma das conclusões extraídas do ‘Círculo de Fraude’, um relatório lançado pela Prosegur Research que analisa o mundo da fraude interna, um dos atos criminosos com maior impacto económico, reputacional, social e governamental nas organizações atualmente. Além de identificar e analisar as variáveis que afetam a atividade empresarial, o novo relatório aponta tendências futuras que permitam às empresas avançarem na prevenção de fraudes.
Além do roubo de identidade, também foram identificadas como tendências de fraude interna a apropriação indevida de ativos, fraude em plataformas, fraude do CEO, fraude financeira e corrupção.
A apropriação indevida de ativos está diretamente relacionada com a segurança física e inclui delitos como furto, venda fictícia de stock, roubo de materiais ou falsificação de faturas para apropriação indevida.
A fraude em plataformas está relacionada ao fato de que elas adquiriram um papel muito importante no funcionamento das empresas, incluindo plataformas financeiras, comerciais, de media social e de comunicação.
Por sua vez, a fraude do CEO ocorre quando os atacantes tentam obter acesso às empresas se passando pelo CEO por meio de interações com um funcionário. Por último, a fraude e a corrupção financeiras se referem aos ativos financeiros, contas fraudulentas e fraude fiscal, incluindo atos como a avaliação indevida de ativos ou receitas fictícias. Também inclui todos os atos diretamente influenciados pela corrupção, como extorsão financeira, suborno, comissões ilegais ou conflitos de interesse.
A Prosegur Research alerta que, para enfrentar essas ameaças, é necessário realizar um trabalho integral e transversal nas organizações que envolva diferentes departamentos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
O roubo de identidade, entre os tipos de fraude interna que mais ameaçam a segurança das empresas
{{ noCommentsLabel }}