BRANDS' ECO “A Inteligência Artificial é uma ferramenta poderosíssima”

  • BRANDS' ECO
  • 31 Outubro 2023

Jorge Oliveira, padre, engenheiro e doutorado pela Pontificia Università della Santa Croce, é o primeiro convidado do podcast Vale da Inquietação.

Os dilemas éticos, as oportunidades de transformação e as implicações sociais da revolução tecnológica, mais concretamente da Inteligência Artificial, serão os temas abordados ao longo da primeira temporada do podcast “Vale da Inquietação”, uma iniciativa da CIP – Confederação Empresarial de Portugal e da Microsoft.

Jorge Oliveira, padre, engenheiro e doutorado pela Pontificia Università della Santa Croce (Roma), é o convidado do primeiro episódio, que teve como mote “A Inteligência Artificial e a Ética”. Nesta conversa, moderada por Pedro Duarte, vice-presidente da CIP, foram exploradas as questões éticas que se colocam com o desenvolvimento e a aplicação da Inteligência Artificial.

Como se pode garantir que os sistemas de IA respeitam os valores humanos, os direitos fundamentais e a dignidade das pessoas? Quais são os riscos e as oportunidades da IA para a sociedade e para a realização individual? Como se pode promover uma IA responsável, transparente e inclusiva? Estas e outras questões foram respondidas pelo Pe. Jorge Oliveira, que começou logo por dizer que “a IA é uma ferramenta poderosíssima”.

O sacerdote explicou que esta ferramenta “tem muitas vantagens, mas como qualquer outra ferramenta também tem o poder de ser mal utilizada”. “Os desafios éticos entram aqui. Como é que eu me relaciono, enquanto ser humano, com esta ferramenta?”, questionou.

Nesse sentido, Jorge Oliveira destacou o ChatGPT como uma ferramenta de IA que, se bem aproveitada e utilizada, pode ser uma mais-valia. Inclusivamente, o padre revelou mesmo que já pediu ajuda a este chatbot para preparar uma homilia: “Ajuda imenso o ChatGPT ser um chatbot que me ajuda a refinar textos. Essas ajudas e correções que dá, como se fosse um assessor de comunicação, é algo que agradeço profundamente. Uma vez perguntei-lhe: ´ChatGPT, se eu tivesse de preparar uma homilia sobre o bom samaritano, quais os quatro tópicos que tu achas seriam mais interessantes abordar?´. Ele ajuda-me a estruturar o discurso e depois eu desenvolvo”.

Apesar de destacar as inúmeras vantagens associadas ao uso do ChatGPT, o padre de Braga realçou a importância do pensamento humano, que é muito necessário antes de o ChatGPT dar um texto. “É preciso pensar antes de escrever no ChatGPT, e isso é algo humano”, declarou.

No que diz respeito a ameaças e riscos, Jorge Oliveira destacou três: “as máquinas não têm noção do bem e do mal, isso é sempre pré-determinado por alguém, por isso, quando falamos de ética, falamos sempre de comportamento humano“; “é importante pensar que nem tudo o que é tecnicamente possível é eticamente aceitável“; “é muito relevante assegurar os limites que existem na própria tecnologia, ou seja, não se pode pensar que o desenvolvimento da IA pode apagar a natureza humana e o controlo humano sobre isto“.

As proporções que a Inteligência Artificial tem vindo a tomar vão levar a que o próprio Papa Francisco escreva, no dia 1 de janeiro de 2024 (Dia Mundial da Paz), um texto com um discurso sobre a IA e a paz. “Isto, para mim, é altamente surpreendente. Mesmo o Papa Francisco, com 87 anos, consegue perceber a influência que este tipo de ferramentas estão a ter no mundo de hoje. Por isso, eu estou muito otimista. A tecnologia tem-me ajudado muito e acho que tudo o que seja facilitar processos e fazer com que as pessoas percam menos tempo em processos repetitivos é sempre bom“, concluiu o sacerdote.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“A Inteligência Artificial é uma ferramenta poderosíssima”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião