Despedidas mais sustentáveis e digitais no horizonte do setor funerário

  • Servimedia
  • 2 Novembro 2023

A indústria funerária comemora o Dia de Todos os Santos, uma data emblemática que lembra a importância do seu trabalho e sua contribuição para a sociedade.

Neste contexto, o setor testemunha uma evolução constante nas suas práticas e serviços, condicionada por uma mudança na demanda de um consumidor cada vez mais consciente em relação à sustentabilidade e à digitalização.

Uma tendência chave ainda é o aumento da cremação em relação ao enterro tradicional. Segundo dados da Panasef, a Associação Nacional de Serviços Funerários, as cremações atingiram em 2022 um dos seus picos mais altos, acumulando cerca de 46% dos serviços de despedida realizados na Espanha, em comparação com os 16% relatados em 2005, por exemplo. De acordo com seu último relatório, ‘Radiografia do Setor Funerário de 2023’, em algumas regiões urbanas e áreas densamente povoadas, as cremações superaram os enterros tradicionais, representando mais de 55% dos serviços funerários.

Várias razões podem estar por trás dessa mudança de tendência. Por um lado, fatores económicos, uma vez que as cremações podem ser mais económicas. Além disso, a escassez de espaço em muitos cemitérios urbanos tem impulsionado a consideração de outras alternativas, e as mudanças socioculturais e uma perspetiva menos tradicional sobre as práticas funerárias também podem ter contribuído.

Paralelamente, a indústria também tem mostrado um aumento na conscientização ecológica, impulsionado pelo desenvolvimento de serviços e pelo uso de produtos mais respeitosos ao meio ambiente, como caixões ou urnas fabricados com materiais biodegradáveis e sem componentes químicos tóxicos.

Além disso, a pandemia, que impactou profundamente o setor, acelerou uma necessária digitalização e abriu caminho para a implementação de soluções tecnológicas de ponta.

Daniel Palacios, diretor-geral do Grupo Albia, empresa de serviços funerários, explica que “com a pandemia, testemunhamos uma mudança de paradigma no nosso setor, que valorizou nosso papel na cadeia sociosanitária e evidenciou a importância de realizar adequadamente as despedidas dos nossos entes queridos, iniciando o luto de forma saudável ao contar com o necessário apoio emocional que empresas como a nossa oferecem. O nosso compromisso em atender as famílias de forma emocionalmente adequada é essencial para nós e faz a diferença no serviço que prestamos”.

“A inovação e a tecnologia estão sendo fundamentais ao aplicar constantemente novos modelos nas despedidas, que atendem cada vez mais às necessidades das famílias. Também a parte de meio ambiente, responsabilidade social e boa governança está sendo de suma importância, um ponto em que, felizmente, a Albia já percorreu um caminho, mas onde temos margem de melhoria pela frente”, conclui.

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