Descubra as melhores escolas em educação financeira

  • ECO Seguros
  • 5 Novembro 2023

"Concurso Todos Contam" incentiva projetos de literacia financeira. Ana Calatty Garcia foi a professora premiada e veja quais as escolas que foram galardoadas pelos supervisores financeiros.

Os níveis de literacia financeira de Portugal colocam os portugueses entre os que têm menos conhecimentos acerca de finanças na União Europeia, ficando apenas à frente da Roménia, de acordo com os dados do Eurostat. Uma das iniciativas que procura aumentar a posição de Portugal no ranking é o “Concurso Todos Contam” que visa incentivar projetos de educação financeira nas escolas e reconhecer o seu esforço. O concurso, criado pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e pelo Ministério da Educação, divulgou na passada sexta-feira as escolas e professores vencedores da sua 12.ª edição.

Foi na Escola Secundária de Avelar Brotero, em Coimbra, durante a Semana da Formação Financeira 2023, que foram divulgados os vencedores da categoria “Prémios Escola“, que distingue os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas no ano letivo 2023/2024. Os vencedores foram o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo RodrigoEscola Básica do 1.º ciclo de Figueira de Castelo Rodrigo, Escola Básica do 1.º ciclo de Escalhão, Escola Básica do 1.º ciclo da Reigada, Escola Básica do 1.º ciclo Vermiosa, Escola Básica do 2.º ciclo de Figueira de Castelo Rodrigo, Escola Básica do 3.º ciclo e secundária de Figueira de Castelo Rodrigo.

Foram igualmente laureados a Escola Básica de Montes Claros, em Coimbra; a Escola Básica n.º 1 do Cadaval; Jardim de Infância do Painho; Jardim de Infância da Vermelha; Escola Básica e Secundária; a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Pedrosa Veríssimo, em Coimbra e a Escola Secundária de Sampaio, em Setúbal.

O Prémio de continuidade foi atribuído à Escola Básica de Cinfães; Escola Básica de Louredo; Escola Básica de Meridãos; Escola Básica de Nespereira; Escola Básica de Oliveira do Douro; Escola Básica de Santiago de Piães; Escola Básica de São Cristóvão em Viseu.

Ainda existiram menções honrosas para a EBI 1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara, nos Açores; a EB do Ramalhal em Lisboa, a Escola EB2,3 Egas Moniz, a Escola Básica Infante D. Pedro, em Coimbra; a Casa Pia de Lisboa — Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia, em Lisboa); e a Escola Secundária Campos Melo Castelo Branco.

O Prémio Professor/a foi atribuído a Ana Callaty Garcia do Agrupamento de Escolas de Sampaio, em Setúbal, pelos projetos de educação financeira de anos anteriores.

3ª Conferência Anual ECO Seguros - 20OUT22
Margarida Corrêa de Aguiar, Presidente da ASF, considera que no “Concurso Todos Contam” assiste-se a uma “verdadeira união de esforços com o objetivo de dar às nossas crianças e jovens as ferramentas de que precisam para enfrentar o futuro com mais confiança”Hugo Amaral/ECO

A Presidente da ASF, Margarida Corrêa de Aguiar, discursou na cerimónia de anúncio dos vencedores, onde sublinhou a importância da literacia financeira, para ela “educar as crianças e os jovens para poupar, gastar e investir o seu dinheiro é tão importante como ensinar-lhe a ler e a escrever” e louvou os esforços dos concorrentes “assistimos a uma verdadeira união de esforços com o objetivo de dar às nossas crianças e jovens as ferramentas de que precisam para enfrentar o futuro com mais confiança”, acrescentou.

A 12.ª edição do “Concurso Todos Contam” contou com 43 candidaturas a “Prémios Escola”, que envolvem perto de 7.500 alunos de 63 escolas de Portugal. Dos 43 projetos submetidos a concurso, 5 candidataram-se à educação pré-escolar, 7 ao 1.º ciclo do ensino básico, 7 ao 2.º ciclo do ensino básico, 11 ao 3.º ciclo do ensino básico e 13 ao ensino secundário. Foram também submetidas 5 candidaturas ao “Prémio Professor(a)”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Descubra as melhores escolas em educação financeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião