A demissão de Costa nos media internacionais

Demissão do primeiro-ministro já faz eco nos meios internacionais, que dão conta da saída do primeiro-ministro socialista do cargo devido a "escândalo de corrupção".

A demissão de António Costa do cargo de primeiro-ministro, anunciada ao país esta terça-feira, já está a ser noticiada nos media internacionais. As edições online dão conta de demissão no seguimento de um caso de alegada corrupção nos projetos de lítio e a detenção do chefe de gabinete do primeiro-ministro, Vítor Escária.

O caso faz mesmo manchete na Bloomberg, um dos principais meios económicos internacionais, onde se lê que o “Primeiro-ministro português Costa renuncia após detenção de chefe de gabinete”.

A demissão é também noticiada na outra agência de notícia, Reuters, que escreve que o primeiro-ministro português se demite “por investigação de corrupção”.

No meio europeu Euronews, notícia de última hora diz que António Costa se demitiu “devido a escândalo de corrupção”.

O Politico, que tem uma edição europeia, escreve que “o governo socialista de Costa apoiou entusiasticamente numerosos esquemas para extrair lítio em diferentes áreas de Portugal como parte do esforço mais amplo da UE para garantir matérias-primas essenciais, mas esses projetos têm sido alvo de controvérsia devido à baixa qualidade dos elementos a serem extraídos e os danos ambientais desproporcionais esperados das operações”.

Nos meios espanhóis, o El País dá conta da demissão, “depois de estar envolvido num caso de corrupção em projetos energéticos”. O jornal espanhol menciona também a reunião de emergência da comissão permanente do PSD.

O francês Les Echos escreve: “Alvo de um caso de corrupção, o socialista António Costa anunciou que apresentou a sua demissão ao Presidente da República”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A demissão de Costa nos media internacionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião