Iniciativa Liberal apresenta projeto de resolução para promover literacia financeira nas escolas
Partido propõe o ensino de literacia financeira a todos alunos do ensino básico, a inclusão dessas competências no perfil do aluno e a atualização do Referencial de Educação Financeira.
A Iniciativa Liberal (IL) entregou na Assembleia da República um projeto de resolução para que o governo “dê a preponderância devida à literacia financeira em contexto escolar”.
O partido defende que a integração da educação financeira no currículo escolar desde 2018/2019 não é suficiente. Considera que “ainda há margem para tornar a literacia financeira mais presente e consequente no ensino português”. Para o partido, aumentar a exposição dos alunos a temas de literacia financeira nas escolas, aumentará o seu nível de literacia financeira.
Carla Castro, deputada da Assembleia da República pela IL, acredita que “Portugal ainda tem um caminho longo a percorrer em literacia financeira“. Enfatiza a sua importância “para o desenvolvimento, igualdade de oportunidades e inclusão dos indivíduos, com maior autonomia e capacidade de decisões informadas”. A deputada defende que “saber valorizar e ponderar custos, benefícios e riscos, quer a curto quer a longo prazo, é fundamental para se tomarem melhores decisões e e mais informadas. A literacia financeira é fundamental em todas as fases da vida, e a proposta em causa vida o reforço explícito na escolaridade obrigatória”.
Para aumentar os níveis de literacia financeira dos jovens e crianças, a IL propõe incluir os “aspetos elementares de literacia financeira no currículo escolar do ensino básico de forma que todos os alunos estejam expostos aos mesmos independentemente das escolhas vocacionais que façam no ensino secundário” e também incluir a “literacia financeira nas áreas de competências do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória”, lê-se na proposta.
A atualização do “Referencial de Educação Financeira que data de 2013, tal como já estava previsto no Plano Nacional de Formação Financeira 2021-2025” é a última das recomendações. Uma vez que considera que as atividades já em curso não têm conseguido chegar a alguns a jovens que terminam o ensino obrigatório e aos pertencentes a grupos vulneráveis.
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