BRANDS' ECO “A IA pode ser um auxiliar de aprendizagem extraordinário”

  • Conteúdo Patrocinado
  • 14 Novembro 2023

Pedro Santa Clara, professor universitário e empreendedor, é o segundo convidado do podcast Vale da Inquietação.

Pedro Santa Clara, professor universitário e empreendedor, é o convidado do segundo episódio, que teve como mote “A Inteligência Artificial e a Educação”. Nesta conversa, moderada por Pedro Duarte, vice-presidente da CIP, foi abordado o impacto que a Inteligência Artificial terá no tema da educação e, ainda, as vantagens que se podem retirar do seu uso enquanto ferramenta de apoio.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Como melhorar a educação com a Inteligência Artificial (IA)? Como educar toda a gente para usar esta ferramenta? De que forma o uso da IA pode ser um aliado para professores e alunos? Estas e outras questões foram respondidas por Pedro Santa Clara, que criou a Shaken not Stirred, uma empresa de gestão de projetos, que se dedica a criar experiências de aprendizagem envolventes e centradas no aluno, de forma a fomentar o seu pensamento crítico, libertar a sua criatividade e despertar o gosto pela aprendizagem ao longo da vida.

“Até aos 45 anos, a minha vida era dar aulas, mas depois tive uma grande mudança na minha vida porque estive a desenvolver um projeto muito grande, o novo campus da NOVA em Carcavelos, e a inventar vários programas novos dentro da escola. E, surpreendentemente, descobri que gostava disso. Descobri esta vontade de contribuir para a sociedade, de desenvolver novos projetos educativos e, na altura, com uma equipa reduzida, lançamos uma empresa chamada Shaken not Stirred“, explicou.

Entre os projetos educativos desenvolvidos está a Escola 42, em Lisboa e no Porto; o Tumo, em Coimbra; e, ainda, uma startup de EdTech, a Miles in the sky, que, de acordo com o professor, “traz uma série de ferramentas de IA para a educação”. “Nós temos um modelo de escola que, durante muito tempo, foi o único modelo de educação possível. Mas é um modelo muito ineficiente. A taxa de retenção de conhecimento de uma aula de 1h30, passado duas semanas, é na ordem dos 5%. E eu gosto de pensar nesta estatística pensando que desperdicei 95% do tempo que passei em salas de aula”, disse Pedro Santa Clara, que considera a tecnologia a solução para “implementar melhores modelos pedagógicos”.

“Quando digo tecnologia não estou, de todo, a falar de aulas por Zoom ou por Teams, eu estou a falar sobre usar a tecnologia de uma forma muito subtil, muito de background, para construir uma experiência de aprendizagem, que leva os alunos a quererem aprender e a eles próprios pesquisarem o conhecimento necessário para resolverem os desafios que lhes estão a ser lançados, com grande colaboração entre os pares. Todos os nossos projetos baseiam-se nos dois princípios pedagógicos mais fundamentais, que é aprender fazendo e aprender uns com os outros, e com um toquezinho de IA para apimentar as coisas“, referiu.

Quando usa o termo “apimentar”, o professor universitário refere-se à capacidade de motivar o aluno a querer aprender, algo que considera fundamental para que haja, efetivamente, aquisição de conhecimento: “Todo o conhecimento está disponível, de forma gratuita, a qualquer pessoa que tenha acesso à Internet. O tema não é dar conteúdos, mas perceber como se desperta nas pessoas a vontade de ter esta experiência de aprendizagem. Acho que há princípios importantes, como aprender a resolver um problema motivado por um desafio e reconhecer que aprender é um ato social. Mas a educação tradicional é muito pouco participativa e colaborativa”.

Nesse sentido, Pedro Santa Clara deu alguns exemplos de como a IA poderia tornar este processo mais apelativo para os alunos, já que poderiam usar esta ferramenta como “co-piloto” de aprendizagem. “Ter um co-piloto de IA permite que o aluno lhe faça perguntas e, no caso de o aluno dar um erro numa resposta a uma pergunta, esta IA não lhe vai dar a resposta, mas vai guiá-lo na procura da resposta correta. Outro exemplo está relacionado com leitura. Em vez de apenas ler o livro, é possível interrogar as personagens do livro. É como termos um explicador pessoal, que está sempre disponível, sempre bem-disposto e à borla. A IA pode ser um auxiliar de aprendizagem extraordinário”, disse.

Se, por um lado, as escolas ainda têm muitos receios em torno da tecnologia, por outro lado, o professor universitário relembrou que a necessidade de renovação está evidente, até por algumas dificuldades com as quais o sistema de ensino atual já se depara, nomeadamente o ChatGPT, ao qual vários alunos recorrem para fazerem os trabalhos de casa:Num curtíssimo prazo temos de educar toda a nossa população a usar IA. Isto é uma ferramenta tão poderosa, em tantos níveis, que vai ter consequências sociais. Vai haver profissões que sairão mais afetadas que outras e vai haver muita gente que vai ter que se reinventar profissionalmente“.

A curto prazo, Pedro Santa Clara garantiu que “a grande divisão vai ser entre os que usam a IA e os que não usam, e os que não usam vão estar condenados ao fracasso”. “Se há coisa que posso dizer aqui é: se não usam, parem tudo, e comecem a usar. Experimentem tudo e aprendam a usar porque isto é incrível”, concluiu.

Os dilemas éticos, as oportunidades de transformação e as implicações sociais da revolução tecnológica, mais concretamente da Inteligência Artificial, serão os temas abordados ao longo da primeira temporada do podcast “Vale da Inquietação”, uma iniciativa da CIP – Confederação Empresarial de Portugal e da Microsoft.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“A IA pode ser um auxiliar de aprendizagem extraordinário”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião