O relatório sobre as tendências de compras empresariais da Amazon Business prevê um aumento no orçamento e nos investimentos em tecnologia
Mostra que os diretores das áreas de compras estão dispostos a investir em novas tecnologias, incluindo a IA, para melhorar a eficiência e suas capacidades.
A Amazon Business (NASDAQ: AMZN) publicou o seu relatório sobre o estado das compras empresariais da Amazon Business (“State of Procurement Report 2024”), que explica que a maioria das equipas de compras espera que seus orçamentos aumentem no próximo ano e muitos gestores estão avaliando como investir mais em ferramentas e tecnologias para oferecer uma maior otimização e uma abordagem mais estratégica das compras empresariais.
O relatório destaca as tendências de compras empresariais (B2B) e as perspetivas globais em torno das necessidades, prioridades e desafios de compras. Ele também inclui opiniões do setor público, serviços financeiros, saúde, medicina, indústrias farmacêutica e de manufatura, e setores como hotelaria, restaurantes, varejo, tecnologia e telecomunicações; bem como perspetivas de compradores na Espanha, Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Japão e Reino Unido.
O documento mostra que mais da metade (53%) dos entrevistados esperam que seus orçamentos aumentem em 2024. Após um ano focado na redução de custos relacionados às compras empresariais, os responsáveis pelas compras agora planejam usar os fundos economizados para investir em estratégias que otimizem seus processos de compra e permitam que eles operem de forma mais estratégica, sendo a eficiência e a complexidade das compras o principal desafio que enfrentam atualmente. Entre os entrevistados, 98% afirmam que planejam investir em ferramentas de análise de dados, automação e inteligência artificial (IA) nos próximos anos.
“Estamos a entrar numa nova era de compras inteligentes para empresas, onde os gestores estão a compreender o impacto que a gestão de compras pode ter na eficiência e no sucesso geral da empresa”, disse Alexandre Gagnon, vice-presidente da Amazon Business Worldwide.
“Na Amazon Business, desenvolvemos soluções escaláveis para clientes e resolvemos seus maiores desafios nas compras, e não poderia estar mais animado com a evolução do campo de compras empresariais. Para 2024, a função de compras agora é interdisciplinar e abrange áreas operacionais e estratégicas, pois os compradores estão planejando investir mais em tecnologia e otimização, ao mesmo tempo em que preparam suas empresas e organizações para o futuro. Em última análise, as compras empresariais não apenas mantêm as operações em funcionamento, mas também desempenham um papel essencial no alcance de objetivos-chave para a organização, e com processos de compra inteligentes, as empresas têm soluções de fornecimento que servem como alavanca para o crescimento”, acrescentou.
À medida que as compras se expandem dentro das empresas e organizações, os gerentes são obrigados a encontrar maneiras de otimizar seus processos para dedicar mais tempo e recursos a seus desafios estratégicos.
O relatório também revela que 95% dos responsáveis reconhecem que há espaço para a otimização das compras; 85% dos entrevistados afirmam que a dificuldade de encontrar fornecedores com práticas sustentáveis dificulta que suas empresas estabeleçam ou alcancem objetivos estratégicos de sustentabilidade nas suas compras, e 81% dos entrevistados têm a obrigação de comprar de fornecedores certificados, que podem incluir empresas sustentáveis, locais ou pertencentes a grupos desfavorecidos. Entre aqueles que não têm essas obrigações, 40% ainda consideram os aspetos ambientais, sociais e de governança dos fornecedores. Apesar do desejo de fazer compras responsáveis (85%), a dificuldade em encontrar fornecedores sustentáveis obstaculiza os objetivos de sustentabilidade.
A Amazon Business está empenhada em equipar seus seis milhões de clientes empresariais, um número que continua aumentando, e que inclui desde grandes multinacionais até autónomos, com ferramentas de compras empresariais inteligentes, que podem ajudar a reconfigurar os processos organizacionais, fortalecer os esforços de compra e, em última análise, garantir que os processos de compra estejam mais preparados para o imprevisível.
Através de uma série de serviços oferecidos pela Amazon Business, como análise e compra guiada, organizações de todos os tamanhos podem reduzir custos e melhorar sua eficiência para alcançar seus objetivos-chave. Além disso, a Amazon Business simplifica o processo de busca e compra de produtos com certificações de sustentabilidade ao colaborar com parceiros confiáveis, como a Carbon Neutral Certified pela SCS Global Services, Bluesign, Blue Angel e BIFMA LEVEL.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
O relatório sobre as tendências de compras empresariais da Amazon Business prevê um aumento no orçamento e nos investimentos em tecnologia
{{ noCommentsLabel }}