PSD e IL criticam Santos Silva por “condicionar” e “interferir” numa investigação

  • Lusa e ECO
  • 16 Novembro 2023

Líder parlamentar do PSD diz que "se tem muita vontade de ajudar o PS, não terá condições de independência para exercer o cargo". IL acusa Santos Silva de interferir numa investigação em curso.

O líder parlamentar do PSD desafiou esta quinta-feira o presidente da Assembleia da República a avaliar se tem condições para continuar a exercer o cargo, acusando Augusto Santos Silva de tentar condicionar a justiça. A Iniciativa Liberal também já veio criticar as declarações de Santos Silva, que dizem ter estado “sempre com a camisola do PS vestida”.

Joaquim Miranda Sarmento reagia, em declarações aos jornalistas no parlamento, à entrevista do presidente da Assembleia da República à RTP3, na qual Augusto Santos Silva considerou que o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) deve esclarecer depressa, antes das eleições, a situação penal do primeiro-ministro, frisando que o caso abriu uma crise política.

“Tem de ponderar se consegue ser, nestes quatro meses que faltam até às eleições, o garante da independência e credibilidade que o lugar de presidente da Assembleia impõe”, afirmou o líder parlamentar do PSD.

Questionado se Santos Silva se deve demitir, caso não consiga ter essas condições, Miranda Sarmento respondeu: “Se tem muita, muita vontade de ajudar o PS, então não terá condições de independência para exercer o cargo”, afirmou.

“O presidente da Assembleia não pode condicionar ou, pelo menos, ter declarações que possam condicionar a ação da justiça”, disse, acrescentando, contudo, estar certo que Santos Silva “saberá reconhecer o erro” cometido na entrevista de quarta-feira à noite.

Rui Rocha, da Iniciativa Liberal, também criticou Santos Silva, acusando-o de “interferir numa investigação judicial” que está a decorrer, bem como de contribuir para a “degradação das instituições”, em declarações transmitidas pelas televisões.

O presidente da IL defendeu ainda que “durante o seu mandato como Presidente da AR, [Augusto Santos Silva] esteve sempre com a camisola do PS vestida” e agora está “dentro de uma fação do PS”, o que “não é próprio”.

(Notícia atualizada às 14h15 com declarações da IL)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD e IL criticam Santos Silva por “condicionar” e “interferir” numa investigação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião