Os clubes de LA LIGA exibem em Londres as suas infraestruturas e exploram novas formas de exploração de seus estádios

  • Servimedia
  • 21 Novembro 2023

Clubes como RCD Mallorca, Girona FC e UD Almería apostam em sediar eventos em seus estádios e transformá-los em motores económicos para suas cidades.

O Sevilla CF e o Valencia oferecem experiências imersivas aos seus adeptos nos seus recintos, enquanto o Real Betis transformará o novo Villamarín em um “ponto de atração turística”.

Uma viagem de trabalho a Londres, promovida pelo Escritório de Clubes da LA LIGA, levou vários diretores de clubes a visitar os estádios do Arsenal, Fulham e Chelsea, bem como outras instalações na capital britânica de outras disciplinas, como o Lord’s Cricket Ground, um dos estádios mais importantes de críquete, e reuniões com diretores do Twickenham Stadium, a casa da seleção inglesa de rugby, para conhecer a gestão de instalações de entretenimento e trocar conhecimentos no campo da exploração comercial de infraestruturas.

Assim, os clubes também aproveitaram para criar sinergias e mostrar as possibilidades oferecidas pelos estádios da LA LIGA, alguns deles bem posicionados para serem sedes da Copa do Mundo de 2030. Jaime Blanco, responsável pelo Escritório de Clubes da LA LIGA, destacou que “essa turné serviu para inspirar os clubes e continuar trabalhando na melhoria das suas infraestruturas, também comercialmente, para que isso reflita positivamente no seu crescimento, adaptando o know-how adquirido à realidade de cada clube”.

Uma das principais conclusões da visita é que, tanto na Espanha quanto no Reino Unido, os clubes têm estratégias semelhantes para seus estádios e instalações nos dias de jogo e nos dias sem jogo, mas que devem continuar a desenvolver. Toni Roselló, Gerente de Local do RCD Mallorca, declarou que eles realizam várias ativações nos dias de jogo, com serviços voltados para a hospitalidade, e, nos dias sem jogo, criam “salas e espaços multiuso para qualquer tipo de evento”. Em breve, essas ativações contarão com a reforma completa do Son Moix, programada para janeiro de 2024, com o apoio dos fundos da LA LIGA Impulso. Um estádio renovado que o clube pretende transformar em um “motor económico de Palma”.

Por outro lado, Aran Navarro, diretor comercial e de marketing do Girona FC, afirmou que, nos dias sem jogo, atualmente estão renovando os espaços de hospitalidade corporativa em Montilivi para “abrigar mais clientes B2B e alugar áreas VIP recém-criadas”, com o objetivo de gerar mais receita. Além disso, eles apostaram em digitalizar a relação com o torcedor, permitindo a eles alugar salas ou comprar ingressos facilmente pela internet. O clube catalão também está construindo sua cidade esportiva com o apoio dos fundos do projeto LALIGA Impulso.

Nesse sentido, o Atlético de Madrid também trabalha de forma semelhante na exploração do seu estádio. Pedro López, responsável pela hospitalidade VIP e eventos do Atlético de Madrid, destacou que o “Cívitas Metropolitano foi projetado para ter atividades não apenas nos dias de partida. Desde a inauguração, alugamos o estádio diariamente para a realização de eventos corporativos. Também realizamos grandes concertos. O estádio tem capacidade para isso e muito mais, e temos uma equipa ad hoc para gerenciar essa parte mais comercial do estádio”.

Por outro lado, López afirmou que o dinheiro que o clube receberá do LALIGA Impulso “será destinado em sua maioria à construção da Cidade do Desporto”, que, além de ser o local de treinamento da equipe principal, “também será um espaço para a prática desportiva no bairro de San Blas e em diferentes disciplinas mais atípicas, como o surf”.

Por sua vez, o Valencia CF está atualmente a fortalecer a área comercial do seu estádio com experiências projetadas para seus torcedores. Eduard Castell, Gerente de Estádio de Negócios do Valencia CF, indicou que o clube está aumentando a capacidade de hospitalidade durante os dias de jogo e realizando ativações como o “Cluedo”, onde os fãs devem resolver o desaparecimento do “roubo da Copa de 54”, ou a celebração do primeiro Ano Novo no coliseu valencianista.

O Sevilla CF também oferece diferentes ativações no seu estádio voltadas para os fãs, como uma experiência imersiva de Realidade Virtual sobre a história do clube. Além disso, Jorge Bretos, gestor de eventos do Sevilla CF, afirmou que eles procuram “aproveitar o Sánchez Pizjuán 365 dias por ano, realizando grandes eventos e concertos”. Uma ideia que a UD Almería também tem em mente, já que, segundo seu diretor de Marketing, César Hernando, o Power House Stadium “é uma das maiores instalações da cidade”.

Pablo Ortiz, diretor comercial do Real Betis, comentou que o principal objetivo do clube, após a recente inauguração da cidade desportiva Rafael Gordillo, é construir o novo Benito Villamarín com o apoio dos fundos do LALIGA Impulso, dentro de seu plano estratégico 2022-2026, com o qual desejam transformá-lo em um ponto de atração turística pelo seu design “icónico”.

A Real Sociedad informou que, com os fundos do projeto LALIGA Impulso, investiu na reforma do novo Reale Arena, além de modernizar a academia de Zubieta. Em termos comerciais, o clube trabalha na sua internacionalização em países como o Japão, por meio de patrocinadores como o Grupo Yasuda.

VILLARREAL E EIBAR

Dos quase 2 bilhões de euros dos fundos CVC utilizados para lançar o projeto LALIGA Impulso, que está transformando de maneira integral o futebol profissional espanhol, pelo menos 70% deles devem ser destinados ao crescimento dos clubes em onze áreas de negócio, incluindo infraestruturas.

Nesse sentido, graças a esse importante aporte económico, projetos visíveis já foram concluídos, como a reforma do Estadio de la Cerámica do Villarreal CF e o estádio de Ipurúa da SD Eibar, entre outros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Os clubes de LA LIGA exibem em Londres as suas infraestruturas e exploram novas formas de exploração de seus estádios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião