Gomes Cravinho visita Israel e Palestina para “relançar via diplomática” para a paz no Médio Oriente

Sexta-feira e sábado, chefe da diplomacia portuguesa encontra-se com vários atores políticos no Médio Oriente - passa por Israel, Palestina, Jordânia e Egito -, “contribuindo para o diálogo político".

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, vai iniciar esta sexta-feira uma deslocação de dois dias ao Médio Oriente, na qual passará por Israel e pela Palestina, assim como pela Jordânia e pelo Egito.

Numa visita conjunta com a ministra dos Negócios Estrangeiros e Assuntos Europeus da Eslovénia, Tanja Fajon, desloca-se à região com o objetivo de “dar continuidade ao diálogo e consultas com atores na região, contribuindo para o diálogo político em curso, indispensável para responder à situação e relançar a via diplomática para a construção de uma paz duradoura e sustentável, ancorada numa solução de dois Estados”.

No primeiro dia do périplo, Gomes Cravinho vai encontrar-se com o homólogo israelita Eli Cohen e será recebido em Telavive pelo Presidente israelita Isaac Herzog. Desloca-se ainda a Ramallah, onde tem reunião agendada com o homólogo palestiniano, Riyad al-Maliki, e com o primeiro-Ministro, Mohammad Shtayyeh.

Já no sábado está reservado para o “diálogo sobre a situação atual e as perspetivas de paz na região” com dois parceiros regionais de relevo – Jordânia e Egito. O dia começa em Amã e prossegue no Cairo, onde, entre outros, se vai encontrar com o secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit.

“Na reunião pretende abordar-se a situação atual de uma perspetiva regional, incluindo no que ao papel da Liga Árabe se refere, bem como à cooperação desta organização com a União Europeia, tendo em vista a paz e a estabilidade no Médio Oriente”, de acordo com uma nota de imprensa divulgada esta quinta-feira pelo Governo português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gomes Cravinho visita Israel e Palestina para “relançar via diplomática” para a paz no Médio Oriente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião