BRANDS' ECO Smart Farm Virtual: A agricultura do futuro, num clique!

  • BRANDS' ECO
  • 24 Novembro 2023

Uma quinta inteligente onde pode saber tudo sobre sustentabilidade agrícola à distância de um clique? Sim, na Smart Farm Virtual, um projeto da ANIPLA que visa ampliar o acesso a formação agrícola.

A produção de alimentos seguros e em quantidade suficiente para todos tem sido uma preocupação em todo o mundo, muito alavancada pelas crescentes alterações climáticas, que obrigam, cada vez mais, a pensar numa agricultura mais eficiente, em total respeito e sintonia com a natureza e os seus recursos.

Da água aos solos, passando pela manutenção e preservação da biodiversidade, são muitos os desafios que os profissionais do setor enfrentam, o que exige que estejam cada vez mais atualizados e que tenham do seu lado um conjunto de ferramentas e soluções que lhes permitem produzir de forma integrada e sustentável. Argumentos que fizeram nascer, em 2016, a Smart Farm, a Quinta Inteligente da ANIPLA, Associação da Indústria para a Proteção das Plantas.

Como melhorar as explorações através de uma boa gestão das águas de lavagem dos pulverizadores? Como proteger e defender os solos mantendo-os saudáveis e produtivos? E no que toca à biodiversidade, como protegê-la, estimulá-la e promovê-la ao mesmo tempo que se produz alimentos? É na Smart Farm que profissionais do setor e público em geral encontram resposta a estas e muitas outras questões, num espaço que nasceu com o objetivo de promover as melhores práticas agrícolas e sensibilizar a comunidade para as mais avançadas ferramentas de produção.

Esta moderna exploração agrícola, localizada na Companhia das Lezírias, nasceu com o propósito de contribuir para a capacitação do setor agrícola, tornando-o cada vez mais sustentável e resiliente, e com um trabalho assente em quatro pilares fundamentais – água, alimentação, saúde e biodiversidade – a Smart Farm é hoje um local de referência no que toca à promoção e divulgação de boas práticas e ferramentas para uma agricultura do futuro, num compromisso contínuo com o ambiente, a segurança a inovação e a tecnologia.

Ao todo, a quinta inteligente da ANIPLA já formou mais de 1500 visitantes, e, desde 2022, passou também a passar conhecimento à distância com a criação da plataforma Smart Farm Virtual, uma extensão digital da Smart Farm. O seu principal propósito é ampliar o conhecimento do público sobre as ferramentas utilizadas pelo agricultor na produção de alimentos, ao mesmo tempo que garante a proteção de recursos vitais para a sustentabilidade do planeta (fauna, flora, solos e água).

Com esta nova plataforma, que já conta com mais de 10 mil visitas online, é possível para qualquer pessoa, a partir de qualquer lugar, através de um computador ou de um smartphone, aceder à mais recente e atualizada informação sobre as melhores práticas de utilização segura e sustentável de fitofarmacêuticos, assim como conhecer um conjunto de ferramentas tecnológicas que ajudam o agricultor a ser cada vez mais eficiente no uso desses produtos e na proteção das suas culturas. Com documentação, vídeos, materiais de apoio entre muitas outras soluções disponíveis, a Smart Farm Virtual é um verdadeiro ponto de encontro com o conhecimento, que contribui para os objetivos europeus da Indústria em formar um milhão de agricultores e técnicos até 2030.

Recorrendo a uma técnica de Navegação Interativa, com adaptações de realidade aumentada, na Smart Farm Virtual, os utilizadores poderão conhecer com todo o pormenor os projetos de promoção e preservação da biodiversidade desenvolvidos na exploração; os procedimentos associados à gestão e uso de produtos fitofarmacêuticos; os principais cuidados a ter na gestão de embalagens; os principais e mais eficientes processos de pulverização, gestão de efluentes e tudo o que está relacionado com práticas agrícolas, inovação, agricultura de precisão, aplicação e gestão de recursos.

Com o propósito de promover esta plataforma e permitir que a mesma chegue a um público cada vez mais alargado, a ANIPLA iniciou, este ano, um roadshow pelo país, num investimento que já alcançou os 17 mil euros, com o apoio da Croplife Europe, e que está no terreno, num contacto direto com os agricultores, mas também com as associações, estudantes e com os consumidores de forma geral, para esclarecer dúvidas e curiosidades, mantendo o objetivo de formação contínua do setor.

Recorde-se que, em 12 anos, segundo o mais recente estudo divulgado pelo Eurostat, o setor agrícola já reduziu em cerca de 30% a quantidade de produtos fitofarmacêuticos utilizados, precisamente porque a evolução tecnológica e incorporação de novas técnicas nas explorações portuguesas já é uma realidade, num país que é feito, sem dúvida, de cada vez mais smart farmers!

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Smart Farm Virtual: A agricultura do futuro, num clique!

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião