BRANDS' ECO Valor investido em I&D em Portugal representa 1,7% do PIB

  • BRANDS' ECO
  • 27 Novembro 2023

De que forma podem as empresas capitalizar este investimento via SIFIDE e Fundos de Investimento? Descubra as respostas no webinar, que terá lugar no dia 30 de novembro, pelas 10h, no ECO.

Inovação e ciência são elementos fundamentais para a construção de um futuro mais competitivo para Portugal. A criação de produtos e serviços de valor acrescentado, que contribuam para melhorar setores-chave como a saúde ou o ambiente, e para a criação de emprego qualificado, é determinante para o desenvolvimento do país e para a projeção de uma imagem externa positiva.

Esta é também uma das prioridades da União Europeia, como potenciadora de crescimento, emprego e investimento sustentáveis, que apoia por intermédio de um conjunto de recursos financeiros e programas, entre os quais o SIFIDE, cofinanciado pelo COMPETE 2020 e pelo Portugal 2020.

Ainda assim, e apesar do aumento constante, nos últimos sete anos, e do valor recorde de investimento em investigação e desenvolvimento (I&D) na ordem dos 4,1 milhões de euros em 2022, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o país ainda investe pouco na investigação. Deste investimento, que representa atualmente 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB), as empresas do setor privado são quem mais aposta nesta área (62%), com o Ensino Superior a representar cerca de um terço (31%). O setor público investe apenas 4% em I&D.

De que forma pode Portugal melhorar neste indicador? Para ajudar os empresários nacionais a encontrar a solução mais adequada para os seus negócios, a Yunit, a Lince Capital e o ECO organizam, em conjunto, o webinar ‘Como capitalizar o investimento em Investigação e Desenvolvimento (I&D) via SIFIDE e Fundos de Investimento?’, a que poderá assistir no próximo dia 30 de novembro, pelas 10h, no ECO.

A conversa contará com a participação de um painel diversificado de especialistas, composto por Eduardo Silva, diretor técnico da Yunit Consulting, Rui Fonte, private equity & venture capital analyst, da Lince Capital, e Pedro Crispim, CEO da Vitriu, que irá partilhar a sua perspetiva enquanto investidor em Fundos de I&D.

Recorde-se que o SIFIDE é, atualmente, um dos Benefícios Fiscais mais atrativos da Europa, concedido às empresas que investem em I&D, e que desempenha um papel fundamental neste âmbito, proporcionando às empresas um crédito fiscal que pode ir até 82,5% da sua coleta de IRC.

No entanto, nem todas as empresas sabem da sua existência ou, sabendo, têm dúvidas sobre quais os requisitos para se poderem candidatar. Esta é, por isso, uma oportunidade única para ouvir os especialistas que tentarão responder a questões desde os benefícios e condições de acesso ao SIFIDE, as deduções à coleta para empresas que não realizam atividades de I&D, quais as condições para o investimento em I&D através de Fundos de Investimento I&D via SIFIDE, ou quais as motivações e mais-valias das organizações.

Para assistir ao webinar deverá registar-se gratuitamente AQUI.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Valor investido em I&D em Portugal representa 1,7% do PIB

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião