A Fageda reivindica a “extraordinária diferença” no Dia Mundial das Pessoas com Deficiência

  • Servimedia
  • 28 Novembro 2023

O Corte Inglês de Callao foi o local da apresentação pública da Fageda em Madrid, após a chegada dos seus iogurtes à capital no início deste ano.

Cerca de cem pessoas compareceram à apresentação do projeto social, na qual foram explicadas as chaves do sucesso do modelo de integração da Fageda.

Com o título ‘A Fageda: 40 anos promovendo a inclusão social’, ocorreu nesta segunda-feira o evento de apresentação da Fageda em Madrid, reunindo cerca de 80 participantes na Sala Ámbito Cultural do Corte Inglês de Callao, em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado a 3 de dezembro.

O evento teve como objetivo apresentar o projeto social que sustenta a atividade industrial de produção de iogurtes e sobremesas lácteas comercializadas pela Fageda em Madrid desde o início deste ano, por meio do Corte Inglês e Ahorramas. No contexto do Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, a Fageda expôs as chaves do seu modelo de integração social que vem implementando há mais de 40 anos.

A diretora geral adjunta da Fageda, Sílvia Domènech, detalhou para o público as chaves de um modelo empresarial que começou há 40 anos e que se tornou referência mundial de projeto de economia social. Domènech destacou o trabalho do projeto em melhorar a qualidade de vida e promover a integração de pessoas em situação de vulnerabilidade na região de Garrotxa (Girona), por meio de um trabalho “real e digno”.

A diretora da Fageda ressaltou o impacto gerado por um projeto como o da Fageda, devido à valorização das suas pessoas. “O que torna a Fageda extraordinária é que concebemos as pessoas como centro do nosso projeto social, acompanhando-as em todos os aspetos das suas vidas. Por isso, geramos um trabalho significativo por meio da elaboração de um iogurte excelente, mas também oferecendo serviços que proporcionam um acompanhamento integral às pessoas”, disse ela.

Por sua vez, o diretor de Marketing e Comercial da Fageda, Francesc Galí, explicou as chaves da chegada da Fageda em Madrid e expôs que “em 2023, completamos 30 anos de fabricação de iogurtes e exploramos novos territórios em prol da perenidade do nosso projeto. Portanto, os extraordinários iogurtes da Fageda chegaram a Madrid este ano para permitir que a Fageda continue crescendo e atendendo a mais pessoas que precisam”.

O evento contou também com a presença das principais entidades do Terceiro Setor madrilenho, como Plena inclusión, a Confederação Empresarial de Economia Social, o Grupo Social ONCE, o Departamento de Apoio à Deficiência da Câmara Municipal de Madrid e a Comissão para as Políticas Integrais da Deficiência da Assembleia de Madrid.

INCLUSÃO

Em 1982, nasceu a Fageda, um projeto social criado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e promover a integração de pessoas em situação de vulnerabilidade na região de Garrotxa (Girona), por meio de um trabalho “real e digno”. Uma iniciativa pioneira que continua crescendo hoje em dia graças aos seus projetos sociais e empresariais, e que tem sido fonte de inspiração para muitos empreendedores”, destacou a entidade.

“Uma das partes fundamentais que mantêm o projeto ativo”, continua, “é a produção de iogurtes. Graças a esses produtos, a Fageda conseguiu estabelecer um projeto sólido no qual as pessoas mais vulneráveis podem desenvolver sua experiência de trabalho e encontrar seu lugar na sociedade: em suma, aspirar a um projeto de vida. Atualmente, cerca de 500 pessoas estão envolvidas nesse projeto social. Desde fevereiro, a Fageda está presente em Madrid por meio das prateleiras dos estabelecimentos do Corte Inglês e Ahorramas, com quatro variedades: Natural – o iogurte mais vendido na Catalunha, fabricado pela marca -, Limão, Morango e Sem Lactose. Com o objetivo de fortalecer seu projeto social, a Fageda reforça sua principal atividade económica, a produção de iogurtes”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A Fageda reivindica a “extraordinária diferença” no Dia Mundial das Pessoas com Deficiência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião