Chinesa BYD bate recorde mensal de vendas com mais de 300 mil carros elétricos em outubro

  • Lusa e ECO
  • 28 Novembro 2023

A fabricante de automóveis, que já não fabrica carros com motor de combustão, disse que as vendas aumentaram quase 70%, nos primeiros dez meses do ano, atingindo 2,4 milhões de unidades.

A BYD, a maior fabricante de automóveis elétricos na China, bateu o recorde mensal de vendas em outubro, ultrapassando a barreira dos 300.000 veículos vendidos, pela primeira vez, num único mês.

Em comunicado, a empresa também anunciou que atingiu, no mês passado, a marca de seis milhões de veículos produzidos desde a sua fundação.

Isto surge após a BYD ter atingido, no início de agosto, a marca de cinco milhões de veículos elétricos produzidos, o que significa que a empresa produziu um milhão de unidades nos três meses seguintes.

A fabricante de automóveis, que já não fabrica carros com motor de combustão, disse que as vendas aumentaram quase 70%, nos primeiros dez meses do ano, atingindo 2,4 milhões de unidades e as já referidas 301.833, só em outubro.

Para além da presença na China, a BYD investiu fortemente na América Latina, onde confirmou recentemente um acordo para a construção de um complexo de três fábricas no Brasil.

No ano passado, foram vendidos na China quase seis milhões de carros elétricos –– mais do que em todos os outros países do mundo juntos.

A dimensão do mercado chinês e generosos apoios estatais propiciou a ascensão de marcas locais, incluindo a BYD, NIO ou Xpeng, que ameaçam agora o ‘status quo’ de uma indústria dominada há décadas pelas construtoras alemãs, japonesas e norte-americanas.

Em 2014, o líder chinês, Xi Jinping, afirmou que o desenvolvimento de carros elétricos era a única forma de a China se converter numa “potência do setor automóvel”. O país estabeleceu então como meta que os carros elétricos deviam representar 20% do total das vendas até 2025. Esse valor foi ultrapassado no ano passado, quando um em cada quatro veículos vendidos na China era elétrico.

Cinco das dez marcas de veículos elétricos mais vendidas no mundo são agora chinesas. A maior é a BYD, que fica apenas atrás da norte-americana Tesla.

O domínio chinês alarga-se também à indústria de baterias. As chinesas CATL e BYD são os maiores fabricantes mundiais.

Pequim mantém ainda forte controlo no acesso a matérias-primas essenciais para o fabrico de baterias, incluindo terras raras.

BYD eletrifica frota do Ministério da Saúde com 53 viaturas

A BYD reforçou a frota do Ministério da Saúde com 53 viaturas 100% elétricas com autonomia para 565 quilómetros. O concurso público lançado na segunda metade do ano e mediado pela SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde) terminou com a aquisição de 53 viaturas da fabricante chinesa que serão entregues até dezembro de 2023.

As viaturas serão distribuídas de norte a sul do país por várias Unidades Locais de Saúde, incluindo Tavira, Portimão, Faro, Santiago do Cacém, Senhora da Hora e Viana do Castelo. “Este é um momento importante para as nossas equipas dos cuidados de saúde primários, que vão reforçar a sua capacidade de prestar cuidados em proximidade e com uma mobilidade sustentável“, diz o presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado, citado em comunicado.

Michael Shu, diretor geral da BYD Europa, reforça a importância desta colaboração e comenta: “A colaboração com o ministério da saúde de Portugal é especialmente significativa. A BYD é uma empresa de alta tecnologia com um compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a eletrificação dos transportes. Temos a honra de apoiar o governo português na aceleração da transição para a eletrificação da sua frota, melhorando simultaneamente a eficiência operacional. Em breve, a BYD irá introduzir uma gama mais alargada de veículos movidos a novas energias (EV e PHEV) no mercado português”.

“Este momento é mais um marco na história recente da BYD Portugal. É a materialização do nosso compromisso em fornecer soluções de mobilidade sustentável, impulsionadas pela inovação, para apoiar áreas vitais como a saúde. Estamos orgulhosos por contribuir para um amanhã mais sustentável, unindo tecnologia avançada à nossa visão de responsabilidade. O dia de hoje assinala o nosso empenho em liderar a transformação para uma mobilidade mais consciente e eficiente”, diz Pedro Cordeiro, COO da BYD Portugal, citado em comunicado.

A cerimónia de entrega contou com a presença do COO da BYD Portugal, Pedro Cordeiro, a diretora de marketing e relações-públicas da BYD Europa, Penny Peng e ainda, em representação do Ministério da Saúde, o presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado.

(Notícia atualizada às 10h15 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chinesa BYD bate recorde mensal de vendas com mais de 300 mil carros elétricos em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião