Fundo de pensões turco vende 60% da Cimpor por 480 milhões de euros
O OYAK chegou a um acordo preliminar para vender as suas participações em duas empresas de cimento à Taiwan Cement. Uma delas, será a participação de 60% na Cimpor.
O Fundo de Pensões do Exército da Turquia (Oyak) chegou a um acordo preliminar para vender as participações que detém em duas empresas de cimento à Taiwan Cement. De acordo com a notícia avançada pela Bloomberg, uma dessas vendas será a fatia de 60% que detém na Cimpor Portugal Holdings por 480 milhões de euros.
A agência avança que o negócio coloca a avaliação da cimenteira portuguesa em 800 milhões de euros.
Além de colocar à venda a participação maioritária da Cimpor, o fundo turco revelou num comunicado que pretende vender uma participação de 20% na Oyak Denizli Cement à Taiwan Cement – que já detém 60% –, avaliando a empresa em 1,3 mil milhões de euros.
Fundado em 1961 na Turquia e apresentando-se como “o principal grupo holding com investimentos estratégicos em diversas indústrias como cimento e betão, exploração mineira e metalurgia, automóvel, energia e químicos, agricultura, logística, finanças e alumina especializada”, o OYAK emprega mais de 30 mil pessoas em 19 países.
A aquisição da Cimpor pelo fundo turco foi aprovada em 10 de janeiro de 2019 pela Comissão Europeia, após concluir que a operação não levanta problemas ao nível da concorrência. “A Comissão concluiu que, embora tanto a Cimpor Portugal como a OYAK sejam ativas na indústria cimenteira, a operação proposta não suscita inquietações ao nível da concorrência”, uma vez que “as duas empresas não estão ativas nos mesmos mercados geográficos”, considerou o executivo comunitário.
Notícia atualizada pela última vez às 15h32
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fundo de pensões turco vende 60% da Cimpor por 480 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}