José Luís Carneiro supera Montenegro e Pedro Nuno Santos nas intenções de voto para primeiro-ministro
O atual ministro da Administração Interna é o favorito dos portugueses para o cargo de primeiro-ministro e de líder do PS, superando as intenções de voto de Montenegro e Pedro Nuno Santos.
José Luís Carneiro lidera as intenções de voto tanto para a liderança do PS como para o cargo de primeiro-ministro, segundo revela a sondagem da Universidade Católica para a RTP, Antena 1 e jornal Público, divulgada esta terça-feira.
De acordo com o inquérito, para a maioria dos portugueses inquiridos, José Luís Carneiro seria melhor chefe de Governo do que Luís Montenegro (42% contra 37%).
No entanto, se o confronto for entre o líder dos social-democratas e o candidato socialista Pedro Nuno Santos, há um empate, com uma ligeira vantagem para Montenegro (40% contra 39%). Nos dois cenários há um número significativo de indecisos (21%). As eleições legislativas estão marcadas para 10 de março de 2024.
Quanto à liderança do partido, José Luís Carneiro surge novamente como o favorito dos portugueses, superando o camarada Pedro Nuno Santos. Ambos os socialistas são candidatos à liderança do PS depois de António Costa se ter demitido na sequência da Operação Influencer e ter anunciado que não se recandidataria ao cargo.
Segundo a sondagem, 38% dos inquiridos preferem que seja o atual ministro da Administração Interna a suceder a António Costa ao invés do ex-ministro das Infraestruturas (29%). Os resultados indicam ainda que 28% dos inquiridos disseram não saber ou não responderam. A escolha do novo secretário-geral do PS será feita pelos militantes socialistas nos dias 15 e 16 de dezembro.
Este inquérito foi realizado pelo CESOP–Universidade Católica Portuguesa para a RTP, Antena 1 e Público entre os dias 15 e 24 de novembro de 2023 Foram obtidos 1102 inquéritos válidos. A taxa de resposta foi de 31%. A margem de erro máximo associado a uma amostra é de 3%, com um nível de confiança de 95%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
José Luís Carneiro supera Montenegro e Pedro Nuno Santos nas intenções de voto para primeiro-ministro
{{ noCommentsLabel }}