Cesida lança uma campanha de promoção do diagnóstico precoce do HIV

  • Servimedia
  • 30 Novembro 2023

Com a 'influencer' Adriana Boho e o ativista LGBT ‘Tigrillo’ a Coordenadora Estatal de HIV e Sida (Cesida) lançou uma nova edição da sua campanha 'Razones' na European Testing Week.

Segundo informou a Cesida nesta quinta-feira, “esta iniciativa, enérgica e descontraída”, foca na promoção do cuidado da saúde sexual e conta com a participação da criativa digital, autora de ‘Ponte na minha pele’ e ‘influencer’ de moda, Adriana Boho, e do jornalista, divulgador e ativista LGBT Daniel Valero, conhecido como ‘Tigrillo’ nas redes sociais.

‘Razones’ busca fomentar o diagnóstico precoce do HIV, alinhado com o lema proposto pelo Unaids para o Dia Mundial da Sida deste ano, que é ‘Deixem que as comunidades liderem’.

A presidente da Cesida, Reyes Velayos, comentou que eles estão completando 13 anos realizando esta campanha de conscientização “para alcançar todas as pessoas, especialmente os grupos mais vulneráveis”. A campanha foca em destacar as razões pessoais para realizar o teste do HIV. Adriana Boho e Daniel Valero saíram às ruas para conversar sobre sexualidade, HIV, ISTs e estratégias preventivas, seguindo o tom espontâneo e divertido que tem caracterizado esta campanha nos últimos anos, e este ano, pela primeira vez, no TikTok.

Segundo a Cesida, os dados epidemiológicos destacam a necessidade de alcançar a juventude para falar sobre o HIV. O teste do HIV é uma ferramenta preventiva para interromper a sua transmissão. “É fundamental que as pessoas saibam o quanto antes se têm o HIV para que possam aceder ao tratamento em um melhor estado de saúde”, explicou Velayos, à frente da coordenadora, cujos objetivos estão em acordo com os do Unaids para 2030, como diagnosticar 95% das pessoas com HIV e tratá-las para que 95% consigam alcançar uma carga viral indetetável e não transmitir o vírus.

A campanha obteve um tremendo impacto nas primeiras horas do seu lançamento com mais de 80.000 visualizações.

Mas, segundo a Coordenadora Estatal do HIV, ‘Razones’ “não acaba aqui, embora tenhamos que esperar a European Testing Week de primavera para ver a continuação com Paco Tomás, jornalista e ativista LGBTI, e Gianmarco, ‘influencer’, reconhecidas figuras que se juntarão ao esforço de promover a consciência sobre o HIV”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cesida lança uma campanha de promoção do diagnóstico precoce do HIV

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião