A IKEA conta, num tom humorístico, o quão complicado é gerir todos os compromissos de Natal

  • Servimedia
  • 4 Dezembro 2023

A IKEA apresentou a sua nova campanha de Natal, na qual, com um toque de humor, relata o quão difícil é gerir os numerosos compromissos que os espanhóis têm durante as festas natalícias.

Assim, o anúncio narra a história da família Vallejo, que contará com a ajuda de uma organizadora de eventos internacionais para organizar o seu Natal como se fosse uma verdadeira cimeira internacional: jantares de empresa, festas de Natal, a compra do jantar de Noite de Natal, a cavalgada… A equipa desta organizadora será responsável por estabelecer um calendário e agenda detalhados para a família, de forma a que não faltem a nenhum compromisso natalício. Uma planificação que deixa exausta e estupefacta a equipa de estrangeiros.

Além disso, foi apresentado o estudo elaborado em conjunto com a Sigmados “E se menos Natal fosse mais Natal?”, onde uma das principais conclusões é que metade dos inquiridos experimenta stress em algum momento durante esta época (49,3%). Os gastos extra é um dos fatores que mais stressa (seis em cada dez reconhecem isso), seguido das compras de presentes de Natal (54,2%), assim como o excesso de alimentação (47,9%) ou a preparação de refeições e jantares (45,2%). Também é relevante que 40% se stressa por ter que ver pessoas que não deseja ver, 39,4% por ter conversas indesejadas com familiares e 30,9% devido à quantidade de compromissos na agenda.

A IKEA e a psicóloga Ana Belén Medialdea elaboraram um “guia do bem-estar no Natal” com recomendações para desfrutar mais desta época do ano. Entre as recomendações, destaca-se, por exemplo, que para combater o stress dos gastos extra é recomendável “estabelecer um orçamento realista para os presentes e planear o gasto máximo das compras”, entre outros. Se a preparação de refeições stressa, o que se recomenda é “permitir-se a imperfeição, uma vez que procurar atingir a perfeição e ter a necessidade de ter tudo sob controlo é uma fonte de stress e ansiedade”. Também são feitas recomendações para lidar com o sentimento de nostalgia perante a perda de um familiar. O guia indica, entre outras coisas, que é preciso “sentir a tristeza e a dor, porque quando evitamos sentir é quando a dor se torna mais intensa”; também “procurar o apoio de familiares, amigos ou profissionais de saúde mental” ou “encontrar maneiras significativas de homenagear e lembrar o ente querido”.

Especificamente, a IKEA pretende analisar o stress decorrente do planeamento e organização das atividades natalícias. Quando questionados sobre isso, 48% dos entrevistados admitem tê-lo experimentado.

A ansiedade ou depressão também estão presentes no Natal, sendo que 24,6% dos inquiridos afirmaram ter tido algum problema de saúde mental. 36,1% acreditam que as expectativas e pressões sociais durante o Natal contribuem para problemas psicológicos ou emoções negativas.

O estudo procurou aprofundar os sentimentos experimentados nesta época. Assim, 23% dos inquiridos sentem-se alegres e 11% sortudos, mas chama a atenção que 27,3% afirmam que a nostalgia é o seu estado de espírito predominante durante este período. O sentimento negativo mais relevante é a tristeza: 8,7% dizem senti-la.

Por outro lado, a grande maioria vive esta época como qualquer outra do ano, 65% assim o afirma, embora 19,2% odeiem o Natal e para 16% seja a sua época favorita.

No que diz respeito à solidão, 36,3% sentem-se mais sozinhos no Natal do que em outros momentos do ano. O que mais influencia essa sensação é lembrar-se das pessoas que faleceram (66% dos que se podem sentir sozinhos devem-se principalmente a esse motivo). Muito distantes estão outros motivos para se sentirem sozinhos: viver longe da família e amigos (25,8%) ou não ter um círculo de amizades, parceiro(a), filhos ou pais (17,4%). Os jovens são o grupo que mais considera poder sentir-se mais solitário no Natal do que em outros momentos do ano. Especificamente, 40,6% dos jovens entre 16 e 29 anos assim o afirmam. Por último, 66,3% da amostra sentem-se aliviados quando o Natal termina, chegando a 78,1% entre os maiores de 64 anos.

Em relação aos conflitos nesta época do ano, 17,4% afirmam ter tido mais conflitos nas relações com amigos, parceiros ou familiares do que durante o resto do ano, metade dos inquiridos declara que o seu relacionamento de casal é afetado durante esta época e 39% reconhecem ter conflitos com a família política.

Entre os rituais favoritos desta época estão jantar ou almoçar com a família (33,5%), decorar a casa com artigos natalícios (12,5%) e passar tempo com amigos (7,4%). É significativo que o ritual de comer com a família seja especialmente importante para os maiores de 64 anos (45,7% assim o reconhecem).

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