A madrugada de domingo, o momento favorito dos ladrões nos negócios espanhóis

  • Servimedia
  • 5 Dezembro 2023

A madrugada de domingo é o momento com mais roubos e invasões da semana nos negócios espanhóis, segundo o terceiro relatório do Observatório Securitas Direct, "Os pequenos negócios e sua segurança".

O novo relatório do Observatório Securitas Direct indica que, por tipologia de negócio, os roubos em escritórios concentram-se durante a tarde e madrugada do fim de semana. – Em armazéns, ocorrem em qualquer dia no horário da tarde/noite, e em bares ou restaurantes durante a madrugada, independentemente do dia.

Com o relatório “Os pequenos negócios e sua segurança”, a empresa continua a fornecer dados sobre a segurança no país, as áreas mais seguras para os estabelecimentos, bem como os padrões de uso e preocupações dos proprietários. O estudo aponta que, por tipologia de negócio, os roubos em escritórios se concentram durante a tarde e madrugada do fim de semana; no caso de armazéns, costumam ocorrer em qualquer dia da semana, mas no horário da tarde e noite; e em bares ou restaurantes, durante a madrugada, independentemente do dia.

Para a elaboração do relatório, a empresa baseou-se no número de disparos de alarme e invasões reais por área atendidas durante 2022 pela Central Recetora de Alarmes (CRA) da Securitas Direct – a maior da Europa, com sedes em Madrid e Cornellà – que recebe os sinais dos 2 milhões de alarmes conectados aos quais a empresa presta serviço na Espanha.

TÉCNICAS DE ROUBO

O relatório do Observatório Securitas Direct também aponta para o “modus operandi” dos ladrões de acordo com o tipo de negócio. Em geral, os intrusos costumam buscar roubos rápidos e fáceis de executar para objetos de menor valor, e intervenções mais violentas e preparadas para os botins de maior valor.

Em bares, restaurantes e lojas, o método mais usado é atacar a montra com um objeto. Os intrusos geralmente acedem pelo buraco que fazem e retiram a mercadoria das montras.

Em armazéns, escritórios e tabacarias, a técnica mais usada é o buraco e a invasão, geralmente ocorrendo durante a noite, fazendo furos nas paredes ou portas. Os ladrões costumam aceder através de locais vizinhos, escadas ou salas de lixo nos prédios.

Em casas de jogos e escritórios de gestão, são utilizadas lanças térmicas capazes de atingir até 5000 graus para derreter o material. O principal objetivo dos ladrões são os cofres.

Em farmácias e escritórios, os ladrões usam o “sacacorchos”, uma ferramenta para extrair o cilindro e abrir a porta. Geralmente são usados em portas de emergência ou acessos de prédios em estabelecimentos.

No caso de joalharias e lojas de eletrónica, a técnica mais usada é o “alunizaje”. Consiste em estrelar um veículo contra as lojas, normalmente com material de alto valor. Os assaltantes pegam a mercadoria e fogem rapidamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A madrugada de domingo, o momento favorito dos ladrões nos negócios espanhóis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião