Localização do novo aeroporto será das primeiras decisões se for primeiro-ministro, diz Montenegro
Líder dos sociais-democratas diz estar em condições de tomar decisão sobre o local do futuro aeroporto de Lisboa se for primeiro-ministro, mas não se compromete em seguir recomendação da CTI.
O presidente do PSD, Luís Montenegro, garantiu esta terça-feira que, se for eleito primeiro-ministro nas eleições antecipadas de março do próximo ano, a localização do novo aeroporto será uma das primeiras decisões que vai tomar, anunciando a criação de um grupo de trabalho no partido para acompanhar grandes projetos de infraestruturas como este.
“Se for primeiro-ministro a partir de março, como espero, será uma das primeiras decisões que vamos tomar, de escolher a localização do novo aeroporto e de encetar todos os procedimentos para a sua execução“, afirmou o líder social-democrata, em declarações aos jornalistas, momentos antes da apresentação do relatório da Comissão Técnica Independente (CTI).
Sem se comprometer a seguir a recomendação da CTI para a localização do novo aeroporto de Lisboa, Montenegro sublinhou que “o poder político tem o dever de analisar, de aprofundar a avaliação técnica que foi feita para tomar uma decisão“, responsabilidade que caberá ao próximo governo “em consenso multipartidário”.
Na base dessa decisão, apontou, estarão os “elementos técnicos” indicados pela comissão, tais como os “benefícios para a economia” e os “benefícios do ponto de vista da exequibilidade da obra, dos custos e dos prazos”. “Tudo isso serão argumentos, requisitos para que possamos ter uma decisão. Não é a comissão técnica que tem de tomar uma decisão; a comissão técnica tem de nos habilitar com os elementos nos quais vamos basear a decisão“, reiterou.
Luís Montenegro anunciou que o PSD vai constituir “hoje mesmo” um grupo interno para estudar questões como a localização do novo aeroporto, mas também outros projetos de infraestruturas para poder estar em condições de tomar uma decisão assim que, espera, for primeiro-ministro.
Esse grupo de trabalho será colocado à disposição não só da estrutura social-democrata, como também do Governo ainda em funções e do Partido Socialista “para poder interagir e criar condições para, longe do debate da campanha eleitoral, consensualizar um caminho que o próximo Governo depois terá facilitado”, acrescentou.
O líder social-democrata realçou ainda o papel do seu partido na definição de uma comissão técnica independente para avaliar as várias hipóteses de localização do futuro aeroporto: “O PSD esteve ao lado do país. Se não tivéssemos decidido a metodologia há um ano não havia relatório hoje; se não houvesse relatório hoje não havia condições para que a decisão fosse tomada, até porque a avaliação ambiental estratégica é obrigatória no processo de decisão”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Localização do novo aeroporto será das primeiras decisões se for primeiro-ministro, diz Montenegro
{{ noCommentsLabel }}