O crescimento das iniciativas de digitalização nos processos de reclamação civil impulsiona a transformação do setor jurídico

  • Servimedia
  • 5 Dezembro 2023

Em 2022, foram registrados mais de 86.000 acidentes de trânsito em Espanha, resultando em 1.100 vítimas fatais e numerosos feridos. No entanto, em 2023, as tabelas de indemnização aumentaram em 8,5%.

Para lidar com esse alto volume de casos, nos últimos anos, a tecnologia tem sido aplicada aos processos legais. A digitalização no setor jurídico está contribuindo para democratizar o acesso a consultoria jurídica, eliminando a necessidade de advogados locais para lidar com reclamações significativas e os custos envolvidos nisso. A especialização impulsionada pela tecnologia está desenvolvendo um novo quadro de confiança dos usuários em novos operadores jurídicos reconhecidos no setor, independentemente da sua localização geográfica.

Embora a transformação digital no setor jurídico esteja ocorrendo gradualmente, projetos como o Calculatuindemnización estão liderando a mudança, oferecendo uma experiência digital centrada no usuário no campo das reclamações civis.

Apesar das ferramentas tecnológicas disponíveis, a principal barreira é a perceção do usuário em relação aos operadores jurídicos digitais: “Na nossa opinião e experiência”, afirma Víctor Climent, CEO do Calculatuindemnización, “a barreira mais complicada é a visão que o usuário tem em relação ao operador jurídico digital, pois confiar um assunto pessoal, no nosso caso, traumático, como acidentes de trânsito, para um operador jurídico não referenciado, é, em muitos casos, o fator limitante para que o operador jurídico decida digitalizar sua empresa”.

Apesar desse desafio, o Calculatuindemnización, uma empresa legaltech que aposta na tramitação 100% digital de reclamações de indemnizações por acidentes de trânsito, estabeleceu-se como referência no setor graças ao seu modelo digital especializado, que revolucionou a forma como as reclamações por lesões decorrentes de acidentes de trânsito são geridas.

Através de sua própria tecnologia e foco no usuário, a empresa conseguiu gerenciar uma carteira ativa de mais de 1.800 feridos e espera dobrar esses números até 2024. Com uma participação de mercado de 4%, a empresa espera crescer para 10% através de uma estratégia de crescimento baseada em intensificação da tecnologia e otimização de processos.

Com a entrada de projetos jurídicos como o Calculatuindemnización, o foco está em agregar e concentrar o valor do relacionamento jurídico entre o operador e o usuário em particular, com a aplicação de tecnologia amigável ao usuário que ajude ambas as partes a otimizar o processo jurídico em ambas as extremidades.

Nesse sentido, a digitalização de processos que buscam a otimização de uma reclamação traumática para o usuário contribuiu para democratizar o acesso da população aos recursos jurídicos nessa área, pois “não é mais necessário ter advogados de referência no seu ambiente para delegar questões que representem um prejuízo significativo no seu dia a dia”, explica Víctor Climent.

Para o CEO do Calculatuindemnización, “o setor tende inequivocamente à especialização graças à tecnologia, por isso lideramos esse propósito com o objetivo de alcançar um contexto em que, daqui a alguns anos, o usuário que sofrer um acidente confiará mais em delegar seu assunto a um operador jurídico especializado e reconhecido no setor, com uma trajetória online, do que em atender a uma referência de um advogado ou um familiar, sem especialização ou reconhecimento”, conclui.

O desafio tecnológico também implica, como elemento-chave e diferencial em relação ao escritório de advocacia tradicional, uma forte especialização distante do conceito multidisciplinar que representa mais de 80% dos escritórios de advocacia atualmente.

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