Banco de Inglaterra afasta cenário de corte de taxas de juro
O governador do Banco de Inglaterra afastou qualquer corte das taxas de juro no curto prazo, anunciando inclusive que a taxa diretora deverá manter-se nos 5,25% durante algum tempo.
O Banco de Inglaterra tem assumido uma política monetária mais restritiva para conter a subida da inflação, com atualmente a taxa de juro a situar-se nos 5,25%. E não deverá abandonar essa política no curto prazo.
A autoridade monetária reconhece que, para já, famílias e empresas estão a conseguir lidar com este nível de taxas de juro, mas avisa que os custos de financiamento mais elevados podem colocar riscos futuros para o setor financeiro.
“O ambiente de risco global continua a ser difícil, refletindo a atividade económica moderada, novos riscos para as perspetivas de crescimento e inflação e o aumento das tensões geopolíticas”, alertou esta manhã o Banco de Inglaterra (BoE), no seu relatório de estabilidade financeira semestral.
A entidade liderada por Andrew Bailey refere que o aumento dos rendimentos acima das expectativas, desde a última atualização de julho, aliviou a pressão sobre as famílias. Ainda assim, avisa que a situação poderá deteriorar-se. “As finanças das famílias permanecem sobrecarregadas pelo aumento dos custos de vida e pelas taxas de juro mais elevadas, algumas das quais ainda não se refletiram em pagamentos de prestações mais elevadas”, pode ler-se no relatório.
Quanto às empresas, o banco central também destaca a robustez para lidar com taxas de juro mais elevadas e menor crescimento, “mas o impacto total dos custos de financiamento mais elevados ainda não foi passado a todos os mutuários” de crédito.
Apesar de reconhecer que tanto as famílias como as empresas estão a se pressionadas pelas elevadas taxas de juro, estas deverão manter-se nos níveis atuais durante algum tempo. “O ambiente de risco global continua a ser difícil. Em todas as economias avançadas, as perspetivas para a inflação e o crescimento são incertas”, afirmou o governador do Banco de Inglaterra.
Para conter a escalada da inflação, o BoE realizou 14 aumentos consecutivos de taxas de juro entre dezembro de 2021 e agosto deste ano, colocando a sua taxa diretora em máximos de 15 anos, nos 5,25%. A próxima reunião do Comité de Política Monetária do BoE terá lugar na próxima semana, a 14 de dezembro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco de Inglaterra afasta cenário de corte de taxas de juro
{{ noCommentsLabel }}