Portugal anuncia operação de recompra até 2,5 mil milhões de euros de uma Eurobond
O Estado prepara-se para realizar um leilão de recompra da única linha obrigacionista que tem em dólares, mas não pretende comprar a totalidade do montante existente.
O Estado anunciou esta quarta-feira, através da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), a realização de um leilão de recompra de parte do montante em dívida da única linha de obrigações (e respetiva derivada) que a República tem em dólares para quinta-feira, dia 7 de dezembro.
“O volume alvo total que será adquirido não será pré-determinado, mas não cobrirá a totalidade da emissão”, refere o IGCP em comunicado.
A Eurobond que irá amanhã a leilão foi emitida a 10 de julho em 2014 ao abrigo de um programa EMTN de 15 mil milhões de euros pelo prazo de dez anos (a data de vencimento é a 15 de outubro do próximo ano) com uma taxa de cupão de 5,125%.
Na operação de recompra do IGCP está ainda em cima da mesa uma “linha secundária” associada a esta obrigação, definida como “Regulação S“. Ambas as linhas estão a cotar na Bolsa de Valores do Luxemburgo e apresentam um saldo-vido global de 2,7 mil milhões de dólares (cerca de 2,5 mil milhões de euros).
No comunicado emitido pela entidade liderada por Miguel Martín, o IGCP nota que apenas os operadores especializado de valores do Tesouro podem participar no evento, e os interessados terão de apresentar as suas propostas entre as 13h30 e as 14h de quinta-feira.
A Eurobond que vai amanhã a leilão está a cotar no mercado secundário com uma yield de 5,6% e por um preço de 0,4% abaixo do par, segundo dados da Refinitiv.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal anuncia operação de recompra até 2,5 mil milhões de euros de uma Eurobond
{{ noCommentsLabel }}