Marrocos e Portugal assinam na COP28 uma declaração conjunta sobre um projeto de interconexão elétrica
Marrocos e Portugal assinaram na Cúpula do Clima, que está a ser realizada em Dubai, a COP28, uma declaração conjunta sobre um projeto de interconexão elétrica.
Marrocos destaca a sua intenção de se destacar na luta global contra as mudanças climáticas e de demonstrar seu compromisso perante os desafios globais, assim como a solidez e eficácia das suas instituições. Assim, é considerado um “parceiro confiável” da União Europeia e da organização da Copa do Mundo de 2030, juntamente com Espanha e Portugal, “também destacando a eficiência e solidez” das suas estruturas e sistemas institucionais.
No que diz respeito ao meio ambiente e à luta contra as mudanças climáticas, o país aponta como exemplo do seu compromisso a assinatura com Portugal para o desenvolvimento de uma interconexão elétrica.
Esta declaração pretende fortalecer as estratégias de desenvolvimento de energias renováveis entre os dois países, bem como as possibilidades de intercâmbio energético entre os continentes africano e europeu, e foi assinada pela ministra marroquina de Transição Energética e Desenvolvimento Sustentável, Leila Benali, e pelo ministro português do Meio Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro.
O acordo, cuja cerimónia de assinatura ocorreu no pavilhão marroquino da COP28, também tem como objetivo promover o diálogo para garantir uma transição energética resiliente e inclusiva que cumpra os objetivos globais de desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, especialmente incentivando o uso de energias renováveis e acelerando a implementação de projetos estratégicos de interesse comum, incluindo o projeto de interconexão elétrica entre os dois países.
Dada a sua posição geográfica como pontes entre a Europa e a África, Marrocos e Portugal propõem-se a enfrentar conjuntamente os desafios da transição energética, em particular reforçando a integração dos mercados elétricos em um contexto internacional marcado pela instabilidade do mercado e das cadeias de suprimento de produtos energéticos.
A implementação do projeto de interconexão elétrica entre Marrocos e Portugal é importante para os continentes europeu e africano, disse Benali à imprensa, acrescentando que a assinatura desta declaração conjunta tem como objetivo atualizar os estudos técnicos e o custo financeiro deste projeto em nível mundial.
Por sua vez, Duarte Cordeiro ressaltou que os dois países compartilham as mesmas estratégias no desenvolvimento de energias renováveis e hidrogénio verde, destacando que uma rede elétrica entre Portugal e Marrocos contribuirá para neutralizar a condição material da Europa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marrocos e Portugal assinam na COP28 uma declaração conjunta sobre um projeto de interconexão elétrica
{{ noCommentsLabel }}