Nove empresas de componentes automóveis promovem-se na Alemanha

98% dos modelos automóveis produzidos na Europa têm componentes feitos em Portugal, num setor que gera 63 mil empregos diretos no país e tem um volume de negócios de 13 mil milhões de euros.

Nove empresas portuguesas da indústria de componentes automóveis estão a promover-se na Alemanha, a maior economia europeia e o segundo maior consumidor nacional de componentes automóveis, um setor que gera 63 mil empregos diretos e um volume de negócios de 13 mil milhões de euros.

As empresas estão a participar na feira Global Automotive Components and Suppliers, em Estugarda, um evento que teve início no dia 5 e termina esta quinta-feira, 7 de dezembro, tendo a participação sido organizada pela AEP – Associação Empresarial de Portugal e pela AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, segundo adiantou a AEP em comunicado.

O evento é uma das principais feiras de negócios da Europa para a indústria de componentes automóveis, sendo a Alemanha um dos principais clientes de Portugal. Atualmente é o segundo maior cliente da Indústria de Componentes Automóveis, com uma quota de 22,6%.

O setor dos componentes automóveis tem vindo a crescer, batendo sucessivos recordes. Segundo a AFIA, no final de 2022, havia 350 empresas (0,9% das empresas da indústria transformadora) neste setor, responsáveis por 63 mil empregos diretos e um volume de negócios de 13 mil milhões de euros (5,4% do PIB) e 10,8 mil milhões de euros em exportações.

Entre 2015 e 2022, a indústria de componentes para automóveis registou um crescimento anual de 5,8%, enquanto na Europa foi verificada uma descida média anual da produção automóvel de 3,8%.

“Estes são números que evidenciam a competitividade da indústria portuguesa de componentes para automóveis e esta feira é o ponto de encontro certo para as empresas verificarem estratégias, investimentos, fornecedores e parceiros. É o espaço de excelência para a indústria portuguesa mostrar as suas mais recentes novidades e, por isso, é que esta é a quinta participação coletiva da AEP na Global Automotive Components and Suppliers”, explica Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP, no mesmo comunicado.

Empresas presentes no evento:

  • A. HENRIQUES II (Componentes de borracha)
  • FABOR (Produtos de borracha)
  • FEHST COMPONENTES (Componentes e acessórios)
  • FUNDINIO (Peças de fundição de alumínio)
  • INCOMPOL (Componentes e acessórios)
  • MAXIPLÁS (Processamento de termoplásticos de engenharia)
  • MCG (Produtos de metal e de materiais compósitos)
  • MOLDOESTE II, INDÚSTRIA DE PLASTICOS (Artigos de plástico)
  • TRIM NW (Produtor de não-tecidos industriais, componentes para a mobilidade)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nove empresas de componentes automóveis promovem-se na Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião