Nos Alive foi o festival com maior exposição mediática em 2023
O estudo da Cision também destaca a subida do Meo Kalorama, que passou do nono lugar alcançado no ano passado para a quarta posição em 2023, em termos de exposição mediática.
O Nos Alive foi o festival português com maior exposição mediática, com 4.694 notícias e mais de 35 horas de exposição nas televisões e rádios nacionais, segundo o Ranking Cision da Maratona dos Festivais de Verão.
Os números alcançados pelo festival realizado no Passeio Marítimo de Algés representam um aumento superior a 30% face ao ano passado, destacando-se o aumento de informação veiculada em meios online e na rádio.
O segundo lugar no ranking é ocupado pelo Primavera Sound Porto, que contou com 2.421 notícias – num aumento de 54% face ao ano anterior – tendo a maioria da informação sido veiculada por meios online. A rádio e televisão representaram perto de 8 horas de exposição para o festival portuense.
O Super Bock Super Rock, por seu lado, ocupa a terceira posição, tendo registado 1.906 notícias e mais de 23 horas de exposição televisiva e radiofónica. Este festival, ainda assim, registou um ligeiro decréscimo do volume de informação face ao ano anterior.
O estudo destaca a subida do Meo Kalorama, que passou do nono lugar alcançado no ano passado para a quarta posição em 2023. Na sua segunda edição, o festival registou 1.831 notícias nos media e mais de 18 horas de exposição em conteúdos televisivos e radiofónicos portugueses.
No top 10 segue-se o festival Vodafone Paredes de Coura (1.785 notícias), que desceu uma posição face ao ranking do ano passado, o Meo Sudoeste (1.757 notícias), o Meo Marés Vivas (1.463 notícias), o CA Vilar de Mouros (1.131 notícias), o Cool Jazz Fest (967 notícias) e O Sol da Caparica (959 notícias).
Embora ocupando a décima posição, O Sol da Caparica foi o terceiro festival do ranking com maior exposição em televisões e rádios nacionais, com 25 horas de exposição.
Nos Alive também liderou nas redes sociais
Já no que se refere às redes sociais, o Nos Alive também liderou tanto em número de publicações (9.362) como de interações (1,4 milhões). Em segundo lugar surge o Meo Sudoeste (2.951 publicações e 291 mil interações), e em terceiro o Meo Kalorama (2.429 menções e mais de 234 mil interações).
O Sol da Caparica alcançou a quarta posição neste ranking, registando 2.148 publicações e mais de 923 mil interações, ao qual se segue o Super Bock Super Rock (1.365 menções e perto de 114 mil interações).
Nas últimas cinco posições, encontram-se o Primavera Sound Porto (1.296 menções), Vodafone Paredes de Coura (1.223 menções), Meo Marés Vivas (1.130 menções), Sumol Summer Fest (553 menções) e o RFM Somnii (546 menções).
O estudo da Cision em que se baseiam os rankings tiveram como objeto de análise todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de dois mil meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa), refletindo o resultado de uma análise feita entre 1 de outubro de 2022 e 30 de setembro de 2023.
Já quanto às redes sociais, os dados foram apurados através da plataforma Brandwatch (empresa do grupo Cision) que trabalha em inteligência digital do consumidor e monitorização de redes sociais, através de ferramentas de inteligência artificial (IA) e aprendizagem automática.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.