João Pinto sucede a Rui Soucasaux Sousa na liderança da Católica Porto Business School
Professor de Finanças e consultor do Banco Europeu de Investimento, João Pinto inicia um mandato de três anos à frente da escola portuense de economia e gestão.
João Pinto, professor de Finanças e membro da comissão executiva da Católica Porto, é o novo diretor da Católica Porto Business School (CPBS). O substituto de Rui Soucasaux Sousa tomou posse a 13 de dezembro e inicia agora um mandato de três anos à frente da escola portuense de economia e gestão.
Doutorado em Ciências Empresariais, com especialização em Finanças, atribuído pela Universidade do Porto, e com formações executivas feitas na Harvard Business School, London School of Economics e London Financial Studies, é consultor do Banco Europeu de Investimento e do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento nas áreas de inovação financeira, avaliação de projetos de investimento e finanças sustentáveis.
O novo líder da escola fundada há mais de 35 anos, que se assumiu como uma das mais destacadas escolas de negócios do país e apenas uma de três no país com tripla acreditação (EQUIS, AMBA e AACSB), trabalhou também como economista na Metro do Porto entre 2004 e 2010, e foi consultor sénior e administrador financeiro da Trenmo Engenharia. Dá aulas na Católica desde setembro de 2008.
“Existem desafios que se avizinham e se adivinham, dos quais não nos podemos alhear associados à sustentabilidade, ao financiamento da ciência e à retenção de talentos. Além disso, sabemos que a sociedade portuguesa tem vindo a ser confrontada com desafios de natalidade com reflexos duradouros e que a concorrência é forte, não só a nível nacional, mas também a internacional, palco onde a escola tem de continuar a crescer para se afirmar como uma das melhores business schools da Europa”, frisa João Pinto.
Em comunicado, o novo diretor fala ainda em “oportunidades na perspetiva do desenvolvimento de uma escola que assuma no seu core os propósitos que têm vindo a ser proclamados pelo Papa Francisco, tais como a importância da territorialidade, a investigação ao serviço da melhoria da economia e o centro na pessoa humana”. E preconiza “uma escola que vá mais além: que faça inovação com impacto, que desenvolva uma mentalidade global, que promova uma estreita ligação à prática e que reforce a sua orientação para os temas da ética, responsabilidade social e sustentabilidade”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
João Pinto sucede a Rui Soucasaux Sousa na liderança da Católica Porto Business School
{{ noCommentsLabel }}