Inflação na Zona Euro abrandou para 2,4% em novembro, confirma Eurostat. Portugal abaixo da média
Portugal registou uma inflação, medida pela variação do índice harmonizado de preços, de 2,2%, abaixo tanto da média da Zona Euro como da comunitária.
A inflação na Zona Euro recuou para 2,4% em novembro, revelam os dados do Eurostat divulgados esta terça-feira, confirmando a estimativa rápida divulgada no final do mês passado. A taxa de inflação homóloga na área do euro atingiu assim um valor que não era tão baixo desde setembro de 2021.
Já a taxa de inflação na União Europeia abrandou para 3,1% no penúltimo mês do ano, de acordo com o gabinete de estatísticas europeu. Portugal registou uma inflação, medida pela variação do índice harmonizado de preços — que permite a comparação europeia, de 2,2%, abaixo tanto da média da Zona Euro como da comunitária.
As taxas homólogas mais baixas foram registadas na Bélgica (-0,8%), Dinamarca (0,3%) e Itália (0,6%). Por outro lado, a inflação está mais elevada na República Checa (8,0%), Hungria (7,7%), Eslováquia e Roménia (ambas 6,9%). “Comparado com outubro, a inflação anual caiu em vinte e um Estados-Membros, manteve-se estável em três e aumentou em três”, indica o Eurostat.
Este é já o sétimo mês consecutivo de abrandamento da inflação média dos países da área do euro. A inflação está assim a aproximar-se da meta de 2% do Banco Central Europeu, que decidiu este mês pela segunda vez consecutiva não mexer nas taxas de juro diretoras.
Em novembro, “o maior contributo para a taxa de inflação anual da área do euro veio dos serviços (+1,69 pontos percentuais, pp), seguido por alimentos, álcool e tabaco (+1,37 pp), bens industriais não energéticos (+0,75 pp) e energia (-1,41 pp)”.
(Notícia atualizada às 10h20)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Inflação na Zona Euro abrandou para 2,4% em novembro, confirma Eurostat. Portugal abaixo da média
{{ noCommentsLabel }}