Warner Bros. Discovery e Paramount Global preparam fusão
A possível fusão visa uma maior consolidação na indústria, como a junção entre os serviços de streaming de ambas as partes – (HBO) Max e Paramount – que permitiria competir com a Netflix e a Disney+.
A Warner Bros. Discovery e a rival Paramount Global estão a negociar uma possível fusão, refere a CNBC, citando fonte familiarizada com o processo.
Segundo revela o mesmo meio, David Zaslav, CEO da Warner Bros. Discovery, e Bob Bakish, CEO da Paramount, reuniram-se esta terça-feira para discutir os contornos de um eventual acordo, escusando-se no entanto ambas as empresas a fazer comentários.
No mês passado, Zaslav e John Malone, da Liberty Media (acionista e membro do conselho da Warner Bros. Discovery), sugeriram que a empresa criada em 2022 através da fusão da WarnerMedia e da Discovery Inc. se estava a preparar para ir ao mercado comprar dentro de um ou dois anos, refere ainda a CNBC.
Segundo a Axios, a possível fusão visa uma maior consolidação na indústria, desde logo no streaming, uma vez que a junção entre os serviços de streaming de ambas – Max e Paramount+ – permitiria competir com a Netflix e a Disney+. Por outro lado, a CNN e a CBS poderiam ser unidas para criar um um “supercanal” de notícias global.
Embora ainda não seja claro se o negócio passa por a Warner Bros. Discovery comprar a Paramount Global ou a sua detentora – a National Amusements Inc – uma fonte familiarizada com o processo diz que ambas as opções estão a ser analisadas, refere ainda a Axios, acrescentando que a Paramount Glogal se encontra pressionada para encontrar um parceiro estratégico ou um comprador, uma vez que está assoberbada por dívidas.
Enquanto a Warner Bros. Discovery é detentora dos estúdios Warner Bros, HBO e Max, DC Comics, e de canais como Discovery, CNN ou Carton Network, a Paramount Global é proprietária dos estúdios Paramount e de canais como CBS, MTV ou Nickelodeon.
A Warner Bros. Discovery está avaliada em cerca de 29 mil milhões de dólares (cerca de 26,4 mil milhões de euros) e a Paramount Global em cerca de 10 mil milhões (cerca de 9,1 mil milhões de euros).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.