Sporting recompra dívida ao Novobanco. Clube passa a controlar 88% da SAD

A Sporting SAD "alterou a sua exposição financeira para apenas a Sagasta, excepto locações financeiras", indica. Além disso, o clube comprou a dívida e passa agora a deter 88% da SAD.

A Sporting SAD avançou com uma reestruturação da dívida bancária, “extinguindo a dívida originalmente pertencente ao Novo Banco, S.A (com capital em dívida de 35.403.508,62 euros), com exceção das locações financeiras”, anunciou a sociedade, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Fica apenas com exposição à Sagasta. Além disso, o Sporting vai passar a deter 88% da SAD leonina.

Em causa está “a operação de titularização de créditos denominada “Lion Finance no. 1” da Sagasta”, na qualidade de “emitente das respetivas obrigações”, que “foi reembolsada integralmente no dia 22 de Dezembro de 2023”, lê-se no comunicado. “Nesse mesmo dia, foi realizada uma nova operação de titularização de créditos denominada “Lion Finance no. 2”, colateralizada pelos mesmos créditos da “Lion Finance no. 1”, informa a SAD.

Esta nova operação, em que o clube antecipa receitas do contrato com a NOS, via Sagasta, resultou num “aumento global líquido de cerca de €50.075.000,00 face à operação “LionFinance no. 1”. “O valor global emitido pela Sagasta situa-se atualmente em €113.900.000,00″, indica a sociedade, para depois esclarecer que 95,247 milhões de euros são alocados à Sporting SAD e 18,65 milhões à Sporting Comunicação e Plataformas, S.A.”.

Foi em setembro do ano passado que o Sporting extinguiu a dívida ao BCP e ficou com exposição à Sagasta e Novobanco, que com esta reestruturação passa agora apenas para a Sagasta.

Além disso, a SAD leonina comunicou ainda ao mercado que “o SCP celebrou um contrato de compra e venda com o Novobanco” para adquirir Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis em Ações (VMOC).

Numa nota oficial do clube, o Sporting indica que “adquiriu 51.416.952 de VMOC ao Novobanco, e que após a conversão dos referidos valores aumentará a sua participação no capital social da Sporting SAD para 88%”.

Este é um marco histórico na vida do Clube. Concluiu-se a última etapa que permite acelerar a Nova Era que já se iniciou”, lê-se no comunicado do clube. “A concretização deste objetivo constitui o passo final do caminho que foi definido em 2018, com o propósito de assegurar que o Clube seria dono do seu próprio destino”, acrescenta o clube verde e branco.

Ao estar assegurado o controlo da maioria do capital da SAD, “colocou-se hoje, 27 de Dezembro de 2023, um ponto final ao Acordo Quadro de Restruturação Financeira assinado em Novembro de 2014″. A partir de agora, o clube pretende “arrancar a fase 2.0 do planeamento estratégico, criando as condições para a entrada de uma parceria estratégica minoritária no capital na SAD, para que exista um reforço da política de investimento”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sporting recompra dívida ao Novobanco. Clube passa a controlar 88% da SAD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião