Homens armados invadem canal de televisão no Equador

  • ECO
  • 9 Janeiro 2024

O presidente do país declarou a existência de um "conflito armado interno" no país para pedir uma intervenção militar. Grupo armado invadiu também a universidade de

Daniel Noboa, presidente equatoriano, declarou esta terça-feira a existência de um “conflito armado interno”, depois de um grupo armado ter capturado o canal de televisão TC, na cidade de Gayaquil no sul do Equador, avança agência espanhola Efe. Xom este secreto, abre-se a porta à uma intervenção militar para neutralizar estes grupos.

Nas imagens, em direto, é possível ver várias pessoas com capuz, a manietar os trabalhadores do canal. Outras imagens mostram dezenas de estudantes em fuga da Universidade Nacional de Guayaquil, que também terá sido invadida pelo mesmo grupo.

Desde esta segunda-feira que o país está sob estado de emergência, com recolher noturno durante dois meses, após incidentes graves terem ocorrido em seis prisões do país. A tensão aumentou na sequência da fuga de José Adolfo Macías, ou ‘Fito’, – considerado um dos criminosos mais perigosos do país – da prisão.

No decreto presidencial, Noboa identificou ainda como “organizações terroristas” e “agentes beligerantes” os seguintes grupos: “Águilas, ÁguilasKiller, Ak47, Caballeros Oscuros, ChoneKiller, Choneros, Covicheros, Cuartel de las Ugly, Cuban, Fatal, Gangster, Kater Piler, Lizards, Latin Kings, Lobos, Los p.27, Los Tiburones, Mafia 18, Mafia Trébol, Patrones, R7, Tiguerones.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Homens armados invadem canal de televisão no Equador

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião