LALIGA Impulso terá um impacto na economia espanhola de 6,291 bilhões de euros e criará quase 50.000 empregos
LALIGA Impulso, o projeto que o fundo CVC fornecerá quase 2 bilhões de euros aos 44 clubes afiliados para transformar suas infraestruturas e favorecer seu desenvolvimento internacional.
Entre outros aspectos, terá um impacto económico de 6,291 bilhões de euros na economia espanhola, tanto em nível direto quanto indireto e induzido, de acordo com o cálculo da consultoria financeira KPMG no seu relatório ‘Impacto socioeconómico do futebol profissional na Espanha’.
Um valor equivalente a 0,48% do PIB do país. Outro parâmetro que o estudo mede é o efeito da LALIGA Impulso no mercado de trabalho. Nesse sentido, de acordo com os dados da consultoria, o projeto implicará a criação de quase 50.000 postos de trabalho, dos quais mais de 31.000 serão de impacto primário, enquanto mais de 18.000 empregos resultarão dos investimentos do efeito multiplicador.
Na distribuição dos fundos por comunidades autónomas, Madrid lidera com um total de 372 milhões de euros. Por sua vez, a Andaluzia receberá cerca de 368 milhões de euros, e a Comunidade Valenciana receberá 336 milhões de euros. A próxima região a receber a maior quantidade de fundos é o País Basco, com aproximadamente 251 milhões de euros, e a Catalunha com 110 milhões de euros. Outras regiões, como Galicia, receberão 96 milhões de euros, Castilla y León, 61 milhões de euros, e Navarra, 52 milhões de euros.
O restante das comunidades autónomas, como as Ilhas Canárias, receberá 48 milhões de euros; Aragão receberá 44 milhões de euros; Astúrias e seus clubes obterão 39 milhões de euros; as Ilhas Baleares, 28 milhões de euros; Castilla-La Mancha, 7 milhões de euros; a Região de Múrcia, 6 milhões de euros; e Cantábria, 4 milhões de euros.
Além disso, com a implementação da LALIGA Impulso, que, com os fundos da CVC, modernizará o futebol profissional em Espanha em várias verticais, cerca de 1,274 bilhão de euros serão destinados aos cofres do Estado, dos quais 798 milhões de euros virão do investimento principal e 475 milhões de euros dos investimentos adicionais devido ao efeito multiplicador, contribuindo assim para o crescimento económico em Espanha e, ao mesmo tempo, gerando emprego e oportunidades de negócios para empresas de âmbito nacional.”
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
LALIGA Impulso terá um impacto na economia espanhola de 6,291 bilhões de euros e criará quase 50.000 empregos
{{ noCommentsLabel }}