Festival CCP anuncia tema e presidentes de júri da sua 26ª edição
“Crias ou queres?” é o tema doº Festival CCP. A This is Pacifica é a responsável pela identidade gráfica do festival e os presidentes de júri já são conhecidos.
Anunciando como tema “Crias ou queres?”, o Festival do Clube da Criatividade de Portugal (CCP) divulgou os presidentes de júri para a sua 26ª edição, que se realiza entre 17 e 24 de maio de 2024, na Fábrica do Pão do Hub Criativo do Beato.
Diogo Anahory (co-fundador e diretor criativo da DJ) lidera a categoria de Publicidade, enquanto Filipe Mesquita (co-fundador e diretor criativo da This is Pacifica) preside à categoria de Design. Esta tarefa em Digital recai sobre Filipa Caldeira (partner da Uzer Consulting), em Experiências de Marca sobre Dani Ribeiro (CCO da WMcCann) e em Criatividade em Meios sobre Inês Fonseca, (head of marketing da Johnnie Walker). Já na categoria de Craft em Publicidade é Marco Martins (co-fundador da Ministério dos Filmes e Arena Ensemble) quem assume o papel de presidente de júri. As biografias dos júris podem ser consultadas online.
Já no caso da categoria Integração e Inovação, esta é composta por todos os presidentes de júri das seis categorias.
Os grupos de júri são compostos por um presidente, sete jurados profissionais do mercado da criatividade, um anunciante e um elemento júnior (sem direito a voto), sendo que “em breve” serão anunciados todos os profissionais que integram os grupos de júri, bem como os jornalistas convidados para a eleição do Grande Prémio Jornalistas, refere-se em nota de imprensa.
A This is Pacifica é a responsável pela identidade gráfica do festival, onde “a paleta cromática é reduzida e poderosa, destaca o carácter editorial, tipográfico e visual da imagem. Explora-se a manipulação da tipografia com um efeito de dobra que remete ao jogo ‘Quantos Queres’ e que cria narrativas táteis que refletem a adaptabilidade e o carácter multidirecional das ideias”, explicam Pedro Serrão e Pedro Mesquita, co-fundadores e diretores criativos da This is Pacifica, citado em comunicado.
Segundo acrescentam Serrão e Mesquita, “o uso do efeito caleidoscópio/espelho usado na fotografia evidencia a diversidade e a multiplicidade de perspetivas, que revela a beleza da coexistência de diferentes visões. Por fim, a ideia de Manifestação de Rua, que transporta a mensagem para o espaço público e de intervenção, com a imprevisibilidade da sua aplicação”.
As inscrições de trabalhos para o festival podem ser feitas até ao dia 11 de abril, mas as que forem efetuadas até ao dia 22 de fevereiro beneficiam de um desconto early bird de 10%.
Ainda em termos de calendário, a votação online do festival decorre entre 9 de abril e 2 de maio, a entrega de peças físicas entre 6 e 10 de maio e o fecho da shortlist pelos presidentes de júri entre 8 e 13 de maio. A votação presencial decorre nos dias 15, 16 e 17 de maio e Gala de Entrega de Prémios acontece a 24 de maio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.