Baixa de Lisboa “será só para residentes e carros eléctricos”, diz Anacoreta Correia

O vice-presidente da Câmara de Lisboa promete alterações substanciais ao esquema de circulação viária no coração da capital, a fim de se cumprirem as exigências ambientais.

O vice-presidente da Câmara de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia (CDS), que tem o pelouro da mobilidade, defende que, no futuro, a “circulação automóvel na Baixa de Lisboa será só para residentes e carros elétricos”, afirmou esta sexta-feira, em entrevista ao Público.

“Aquilo que temos visto é que é possível hoje, através de novas tecnologias — isso já acontece, por exemplo, em Madrid —, as pessoas irem ao território desde que se desloquem a um parque de estacionamento. Portanto, sabemos que o espaço público fica estrito aos residentes e também aos carros elétricos, como uma forma de diferenciar e encorajar a circulação de carros não-poluentes”, detalhou.

O objetivo é “reduzir substancialmente o tráfego automóvel, a poluição e a deterioração da qualidade de vida”, sublinhou.

Anacoreta Correia recordou que Lisboa já tem duas zonas de emissões reduzidas (ZER), “onde há a proibição de circulação de carros anteriores a determinadas datas, mas isso não teve qualquer consequência”.

“O que eu quero é ter anéis na cidade que determinem quais são as medidas amigas do ambiente, nomeadamente para impedir a entrada de carros na cidade por não-residentes que sejam sobretudo poluentes. Essas medidas têm que ser calendarizadas, mas também têm que ser vigiadas. Não basta proclamar para apresentar os anéis”, afirmou sem apresentar datas para a implementação dessas mudanças.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Baixa de Lisboa “será só para residentes e carros eléctricos”, diz Anacoreta Correia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião