Os clubes da LALIGA HYPERMOTION dão um salto qualitativo no âmbito digital e crescem em presença nas redes sociais graças à LALIGA IMPULSO
O Burgos CF cresce 1196% de seguidores nas redes sociais, inclusive superando a taxa de crescimento do Inter Miami de Messi no último ano.
Os clubes da LALIGA EA SPORTS E LALIGA HYPERMOTION reuniram-se para analisar o funcionamento das 10 verticais (comunicação, internacional, estratégia digital, marca, marketing e comercial, infraestruturas, categorias de base, RSE e ativação da marca) que estruturam o projeto LALIGA IMPULSO, o qual conta com uma injeção económica de CVC de quase 2.000 milhões de euros para acelerar a modernização dos clubes e do futebol profissional espanhol, além de expor seus avanços nos últimos 12 meses.
No que diz respeito à digitalização, um dos principais objetivos promovidos pelo Escritório de Clubes, um novo departamento formado por funcionários da LALIGA especializados em consultoria de diferentes áreas que assessoram as equipes para ajudá-las a alcançar metas em várias áreas, foi a expansão nas redes sociais.
Nesse sentido, Alejandro Grandinetti, Diretor Executivo do Burgos CF, afirmou que o clube de Burgos “apostou em campanhas de mídia paga no TikTok. Na verdade, no ano passado fomos a equipa com maior crescimento, inclusive acima do Inter Miami de Messi, com um aumento de 1196% de seguidores”. .
O Elche CF também utilizou esse tipo de campanha paga nas redes. Pedro Schinocca, Diretor Geral do clube de Elche, ressaltou que esse tipo de ação “reforçou a presença no TikTok e a ideia é continuar por esse caminho e continuar investindo em outras redes sociais”. Um roteiro que traçam no âmbito digital ao mesmo tempo em que trabalham em “gerar uma nova identidade visual atrativa para poder continuar se conectando com nossa comunidade atual e atrair novos seguidores”.
Ricardo Cantera, Diretor Geral do CD Mirandés, destacou que o clube “cresceu em número de seguidores, assim como em engajamento. Para um clube pequeno como o nosso, este projeto tutelado pela LALIGA tem sido uma montra e um megafone muito maior do que poderíamos aspirar”. Além disso, o dirigente ressaltou que estão desenvolvendo um projeto focado na gestão de dados: “trabalhamos nas últimas duas temporadas e agora estamos começando a obter resultados em termos de captação, conhecimento e interesses do adepto”. Por fim, o Mirandés também conseguiu introduzir melhorias tecnológicas, como na sua aplicação e página web, além da implementação de uma loja online e do formato de bilhete digital.
Seguindo a mesma linha, David Espinar, Conselheiro e Diretor do Gabinete da Presidência do Real Valladolid, afirmou que “em cinco temporadas nas redes sociais, passamos de ter 500.000 seguidores para conseguir mais de 5 milhões. Também aumentamos nossa presença em diversas plataformas, passando de três para seis”.
Outro clube da LALIGA HYPERMOTION que está a fazer uma grande aposta no âmbito digital é o CD Leganés. Nesse campo, eles têm colocado ênfase em melhorar seus sistemas tecnológicos e, consequentemente, o relacionamento com seus fãs. Segundo Jeff Luhnow, presidente do CD Leganés, o clube pepinero “renovou a infraestrutura digital operacional, como o acesso ao estádio por meio de cartões, e também implementou uma ciência desportiva em campo, equipando as categorias de base com GPS e câmaras para gravar o desenvolvimento dos jogadores”.
Além disso, o clube de Leganés lançou uma campanha inovadora para sócios no verão passado, com a tecnologia como protagonista: “Com cada pacote de sócio, vendíamos um NFT, e teve um grande sucesso. Para promover a campanha, explicamos que os sócios estavam comprando uma parcela do estádio de Butarque e que, com ela, tinham acesso a participar de sorteios e ganhar prémios. Graças a isso, conseguimos alcançar 9.000 sócios, o que é o maior número da nossa história na Segunda Divisão”.
Da mesma forma, o CD Tenerife tem trabalhado no último ano na modernização do clube, utilizando ferramentas tecnológicas e digitais. Santiago Pozas, Diretor Geral do clube de Tenerife, destacou que “o clube estava estagnado há muitos anos, e este plano nos permitiu empreender uma transformação digital. Por exemplo, lançamos um projeto de gestão de dados, para o qual também incorporaremos uma pessoa especializada nessa área, e implementamos uma nova figura de Relações Públicas digital para nos aproximar mais de nossos fãs”.
Da mesma forma, a SD Amorebieta aproveitou os recursos para dar um salto na digitalização. Ibon Olalde, Diretor Geral do clube, enfatizou que “o departamento digital foi o que mais contratamos, conseguindo dar uma nova abordagem à gestão das redes sociais e à geração de conteúdo, com um grupo de trabalho de 4 pessoas dedicadas a esse assunto”.
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