AD à frente dos socialistas e direita aumenta a vantagem

  • ECO
  • 14 Fevereiro 2024

Barómetro da Intercampus revela que AD ganha quatro pontos percentuais nas intenções de voto. Os mesmos que PS perdeu em fevereiro. Partidos à direita sobem nas intenções de voto e à esquerda descem.

A Aliança Democrática (AD) ultrapassou o Partido Socialista (PS) nas intenções de voto com 24,3% contra os 22,4%, segundo o barómetro da Intercampus para o Jornal de Negócios (acesso pago), Correio da Manhã (acesso pago) e CMTV. Os socialistas perderam a posição de liderança que detinham no último barómetro, publicado a 23 de janeiro, ao perderem quatro pontos percentuais. Já coligação liderada por Luís Montenegro ganhou, em fevereiro, exatamente o mesmo valor.

O Chega mantém-se como a terceira maior força política com 16,5%, embora tenha perdido uma décima, seguido da Iniciativa Liberal (6,6%, mais 1,2 pp), Bloco de Esquerda (5,4%, menos dois pontos percentuais), PAN (3,2%, mais um ponto), CDU e Livre (ambos com 2,7%).

O barómetro revela que os partidos à direita (AD, IL e Chega) subiram nas intenções de voto passando de 42,8% para 47,4%. Já os partidos à esquerda (PS, BE, CDU e Livre) descem de 39% para 33,2%. A chave para ganhar as eleições está no voto dos indecisos já que preferem votar na coligação liderada por Montenegro (16,7%) enquanto o PS cai nas intenções de voto desde grupo, de 18 para 10,9%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AD à frente dos socialistas e direita aumenta a vantagem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião