Grandes figuras do ténis consolidam as suas academias de formação para moldar os talentos do futuro

  • Servimedia
  • 19 Fevereiro 2024

A Emilio Sánchez Academy, a Chris Evert ou a Mouratoglou Tennis Academy estão a consolidar-se como centros de referência mundial.

Vários dos tenistas mais famosos mundialmente optaram por canalizar a sua experiência e paixão por este desporto para a formação das novas gerações e, através da criação de academias de treino e formação, eles têm trabalhado para desenvolver habilidades técnicas ao mesmo tempo que tentam incutir valores do desporto de elite. Hoje, esses centros tornaram-se referências para os alunos que desejam combinar desporto de alto nível com os seus estudos.

No cenário dos tenistas espanhóis, existem várias academias, entre as quais se destacam algumas com trajetória consolidada e outras mais recentes, como a Emilio Sánchez Academy, que comemora seu 25º aniversário este ano, ou a Rafa Nadal Academy, fundada em 2016 em Manacor (Maiorca). A escola liderada por Emilio Sánchez Vicario está entre as mais valorizadas – foi designada como a academia número 1 do mundo em 2020-2021 pelo Sports Show – e mais de dez mil alunos foram formados nas suas academias, seja em Barcelona ou na Flórida.

Entre outros rankings consultados, as academias com selo espanhol estão no pódio, seguidas por outras igualmente emblemáticas, como a Academia de Ténis Evert, fundada por Chris Evert, vencedora de 18 títulos de Grand Slam e número 1 do WTA por 262 semanas. Ou a IMG Bollettieri Tennis Academy, considerada pioneira na integração do conceito de ‘internato de ténis’ e que começou em 1978.

Nesta lista de centros mais valorizados também estão a Gorin Tennis Academy, impulsionada por Vitaly Gorin no norte da Califórnia, a Mouratoglou Tennis Academy, fundada por Patrick Mouratoglou na Costa Azul francesa, e a Good To Great Tennis Academy, dirigida por três estrelas do ténis sueco: Nicklas Kulti, Mikael Tillstrom e Magnus Norman. Todas essas academias tornaram-se berços de talento, onde formação e desporto de elite andam de mãos dadas, e nas suas academias treinaram figuras laureadas do ténis, desde Andy Murray, Grigor Dimitrov, Andy Roddick, Sebastian Grosjean e Stefanos Tsitsipás, até Cori Gauff, Svetlana Kuznetsova e Daniela Hantuchova, entre muitos outros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grandes figuras do ténis consolidam as suas academias de formação para moldar os talentos do futuro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião