O Hospital Clínico Veterinário da UAX incorporou uma UCI para atender 24 horas os casos mais críticos de gatos e cães

  • Servimedia
  • 19 Fevereiro 2024

Equipada com as últimas tecnologias e ferramentas, a UCI faz parte de um dos centros mais avançados em medicina veterinária da Europa, onde são realizados mais de 15.000 procedimentos por ano.

A Universidade Alfonso X el Sabio (UAX) incorporou uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) ao seu Hospital Clínico Veterinário, uma área especializada no tratamento de pacientes afetados por doenças e lesões graves, como politraumatismos, sepse, doenças cardíacas descompensadas ou dificuldades respiratórias, entre outras.

Com um serviço 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante todo o ano, a nova UCI da UAX atende a todo tipo de gatos e cães provenientes de internações no próprio hospital universitário, de outros centros ou de novas consultas, algo diferencial nesse tipo de serviço. Além disso, os animais são sempre acompanhados por profissionais veterinários, pois o aspeto humano é fundamental nesse tipo de serviço. Por esse motivo, a nova unidade é composta por uma equipa de 9 profissionais: 6 veterinários, 1 interno rotativo e 2 auxiliares que zelam pelo bem-estar dos animais com um cuidado personalizado.

A esse novo serviço oferecido pela UAX soma-se a contribuição para a formação dos seus alunos de Veterinária, que realizam estágios nos diferentes departamentos do Hospital e agora também poderão fazê-lo na UTI, através, por exemplo, da bolsa Royal Canin. A faculdade, que possui a exigente acreditação de qualidade da EAEVE, dá assim mais um passo na evolução contínua que a UAX mantém para formar profissionais sempre conforme os parâmetros de excelência e atualização de suas titulações às novidades do mercado de trabalho.

A UCI do Hospital Clínico Veterinário da UAX está equipada com a última tecnologia e ferramentas para monitorização e cuidado animal: monitor multiparamétrico de constantes vitais com eletrocardiograma e oximetria, carrinho de paradas para reanimação cardiopulmonar, incubadoras, berço ou arneses multiparamétricos e sem fio que permitem um acompanhamento em tempo real e a partir de um computador ou dispositivo móvel das constantes vitais dos animais de 2 a 40 kg.

A sala também conta com um ventilador mecânico de última geração voltado especificamente para cuidados intensivos e projetado para realizar uma ventilação assistida de longa duração e o mais fisiológica possível, graças aos seus modos ventilatórios, independentemente do tamanho do paciente. Além disso, está estrategicamente localizada ao lado da área de cirurgia do Hospital Clínico Veterinário da UAX, que conta com anestesistas certificados e especialistas em reanimação cardiopulmonar.

A UCI é liderada por Alba Martínez, responsável por esse serviço, formada em Biologia e Veterinária na UAX e professora desse último curso na própria universidade, e pelos veterinários Juan Manuel Moreno Gómez e Alaia Esnaola Alcón. Dessa forma, a nova sala da UCI é incorporada ao Hospital Clínico Veterinário da UAX, que possui uma área de mais de 7.000 m2 e se configura como um dos centros mais tecnologicamente avançados da Europa. Nele são realizados mais de 15.000 procedimentos por ano em todas as espécies animais e especialidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O Hospital Clínico Veterinário da UAX incorporou uma UCI para atender 24 horas os casos mais críticos de gatos e cães

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião