Presidente e vogal do Conselho de Administração da Raize renunciam aos cargos

  • Lusa e ECO
  • 19 Fevereiro 2024

As renúncias aos cargos de presidente executivo do Conselho de Administração e de vogal executivo do Conselho de Administração produzem efeitos no final de março. Alberto Amaral substitui José Rego.

O presidente do Conselho de Administração da Raize, José Rego, e o vogal executivo António Marques renunciaram aos cargos, com efeitos a partir do final de março, comunicou esta segunda-feira a instituição de pagamentos ao mercado. Alberto Amaral vai substituir José Rego à frente do Conselho de Administração que, com a saída do vogal executivo, passará a ter apenas três membros, adiantou a empresa.

De acordo com comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os responsáveis “apresentaram no dia 16 de fevereiro de 2024 as respetivas renúncias aos cargos de presidente executivo do Conselho de Administração e de vogal executivo do Conselho de Administração, que produzem efeitos no último dia do mês de março de 2024, ou nos termos previstos legalmente”.

Noutro comunicado, enviado mais tarde, a gestora de plataforma de financiamento colaborativo por empréstimo já anunciou quem iria assumir o lugar de José Rego. “O Conselho de Administração da Raize deliberou, na presente data, designar o Dr. Alberto Amaral como Presidente executivo do Conselho de Administração da Raize, em substituição do Dr. José Maria Antunes dos Santos Rego”, lê-se na nota.

Além disso, indicam que a “composição deste órgão social passa a ser de três membros, funcionando com os três administradores da Raize que atualmente se mantêm em funções – Alberto Amaral, João Clara Pinto do Rosário e Ana Filipa Mendes de Magalhães Saraiva Mendes”.

Na sexta-feira, a Flexdeal — Sociedade de Investimento Mobiliário para o Fomento da Economia (SIMFE) concretizou a aquisição de 33,10% da Raize, adiantou o grupo, em comunicado à CMVM. A nota recorda que “o projeto de aquisição de participação qualificada tinha sido sujeito a comunicação prévia ao Banco de Portugal, que não se opôs”.

Ainda no mesmo dia foi comunicado ao mercado que o presidente do Conselho de Administração da Raizecomprou 585.000 ações da empresa, com um preço médio por título de 1,03 euros, o administrador Alberto Jorge Silva Amaral adquiriu 5.000 ações da empresa no dia 5 de fevereiro, ao preço médio de 0,71 euros. Por sua vez, o administrador António José Ribeiro Silva Marques comprou na sexta-feira 120.049 ações da Raize, com um preço médio de 1,05 euros.

Os comunicados não especificam a participação destes administradores – dois dos quais agora renunciam aos cargos – no capital da empresa, após a realização das operações.

(Notícia atualizada às 17h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente e vogal do Conselho de Administração da Raize renunciam aos cargos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião