A Universidade Alfonso X, o Sábio, apresenta o Observatório do Impacto da Tecnologia nas Profissões, com foco em IA Generativa

  • Servimedia
  • 29 Fevereiro 2024

75% dos estudantes universitários com menos de 25 anos utilizam a IA Generativa e a média de uso entre professores e profissionais é de 36%.

Os mais jovens impulsionam a integração da IA nas salas de aula e ambientes profissionais, de acordo com o primeiro Observatório do Impacto da Tecnologia nas Profissões elaborado pela Universidade Alfonso X, o Sábio, no qual mais de 2000 estudantes e quase 400 professores e profissionais participaram.

Este estudo revela que três em cada quatro estudantes com menos de 25 anos utilizam a IA Generativa, enquanto a média de uso entre os profissionais é de 36%, sendo os profissionais com idade entre 35 e 45 anos os que mais a utilizam (44%). Com esses dados, o observatório da UAX informa que os futuros profissionais (estudantes) utilizam a IA Generativa em dobro comparado aos profissionais atuais.

Entre os principais usos dos estudantes estão a procura por informações, resolução de dúvidas e geração de conteúdo. Por sua vez, os professores e profissionais que participaram garantem que a aplicam em tarefas como produção de materiais, avaliação de estudantes e elaboração de perguntas.

Centrado na Inteligência Artificial Generativa, esta primeira edição do observatório analisa a penetração, perceção e uso desta tecnologia por parte de estudantes e professores, a maioria deles profissionais em atividade, da UAX. Entre os dados fornecidos, destaca-se que 73% dos professores consideram que a IA Generativa irá transformar sua forma de acompanhar o aluno na sua formação, e 86% classificam como alta ou muito alta a importância de aprender a utilizar essa tecnologia como professor. Por sua vez, 63% dos estudantes afirmam que aprender a aplicar a IA Generativa é importante para seu futuro profissional, e mais de 50% afirmam que ela os ajuda na sua aprendizagem.

Estes dados mostram a adoção ascendente da IA Generativa pelas novas gerações e a necessidade urgente de integrar essa tecnologia tanto nas metodologias e processos do ambiente empresarial quanto no ambiente educacional. “Estamos diante de uma mudança de paradigma, na qual a tecnologia está profundamente integrada aos negócios e à sociedade. Como instituição educacional, temos a responsabilidade de ouvir e entender as mudanças que as novas tecnologias trazem consigo. No caso da IA Generativa, o estudo deixa muito claro que são as novas gerações que mais a utilizam e que impulsionarão sua integração no ambiente de trabalho à medida que forem incorporadas a ele. Por isso, devemos preparar nossos estudantes para serem profissionais com valores, que entendam essa tecnologia, ou qualquer outra que esteja por vir, e saibam aplicá-la com um propósito claro: gerar um impacto social positivo”, afirma Isabel Fernández, reitora da Universidade Alfonso X, o Sábio.

FUTUROS PROFISSIONAIS

Em geral, o Observatório do Impacto da Tecnologia nas Profissões da UAX revela uma alta adoção de IA Generativa entre profissionais, professores e estudantes, embora essa penetração varie de acordo com os setores e áreas de estudo.

Assim, os futuros profissionais de saúde que estão se formando na UAX têm o dobro, com 67%, da taxa de adoção de IA Generativa em comparação com os profissionais em atividade, que a utilizam em 29% dos casos. Entre as diferentes faculdades nessa área, a Odontologia revela as maiores diferenças de adoção entre os profissionais atuais (27%) e os estudantes que entrarão no mercado nos próximos anos (72%).

Além disso, o estudo também mostra diferenças de adoção entre os profissionais ativos de diferentes disciplinas. Enquanto aqueles ligados à educação, engenharia e negócios e tecnologia utilizam mais a IA Generativa, com mais de 50% de uso na sua atividade profissional, de pesquisa ou de ensino, os ligados à saúde e desporto são os que menos a utilizam, com uma taxa que atinge apenas 25%. Por outro lado, o grau de adoção entre os profissionais ligados à arte, onde a IA Generativa pode ser percebida como uma ameaça, supera aqueles que atuam em disciplinas como veterinária ou odontologia.

GEMINI

O observatório revela uma grande semelhança nas taxas de uso das diferentes ferramentas de IA Generativa entre estudantes e professores, e o ChatGPT é mencionado em quase 100% das ocasiões. No entanto, é interessante observar que o Gemini (a ferramenta de IA desenvolvida pelo Google anteriormente conhecida como Bard) atingiu uma taxa de uso de 15% entre profissionais e professores e 12% entre os estudantes, apenas um mês após seu lançamento.

A Universidade Alfonso X, o Sábio, lançou o Observatório do Impacto da Tecnologia nas Profissões com o objetivo de compreender como a tecnologia está impulsionando a evolução do mercado de trabalho, gerando novas profissões e demandando novos perfis e talentos qualificados com novas habilidades digitais. Um exercício de escuta ativa da indústria e dos estudantes para continuar evoluindo suas metodologias de ensino e seus programas, alinhando-os com as demandas do mercado de trabalho.

O observatório também é uma ferramenta para conhecer, de forma periódica, a evolução na adoção e perceção das tecnologias que estão mudando os ambientes de trabalho. Assim, esta primeira edição do observatório faz parte da estratégia da UAX para integrar a IA Generativa em todos os seus programas até o ano letivo de 2024/2025, preparando seus estudantes para enfrentar o novo paradigma de trabalho que está sendo moldado pelo impacto de novas tecnologias.

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