Custo da construção de casas novas subiu 1,9% no arranque do ano

  • Ana Petronilho
  • 7 Março 2024

O preço dos materiais caiu 0,9% face ao mesmo mês do ano passado e o custo da mão-de-obra subiu 5,7%, menos 1,3 pontos percentuais que em dezembro de 2023, indica o INE.

Em janeiro deste ano, os custos da construção de habitação nova subiram 1,9% em termos homólogos, mais 0,2 pontos percentuais que o observado em dezembro de 2023.

O preço dos materiais caiu 0,9% face ao mesmo mês do ano passado e o custo da mão-de-obra subiu 5,7%, menos 1,3 pontos percentuais que em dezembro de 2023, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística divulgados esta quinta-feira.

O custo da mão-de-obra contribuiu com 2,4 pontos percentuais para a taxa de variação homóloga o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova e os materiais com -0,5 pontos percentuais, refere ainda o INE.

Entre os materiais que mais pesaram negativamente na variação do preço estão os de revestimentos, isolamentos e impermeabilização com uma descida de cerca de 15%. Também o aço para betão e perfilados pesados e ligeiros, a chapa de aço macio e galvanizada e os vidros e espelhos com reduções de cerca de 10%.

Em sentido oposto, destacaram-se o betão pronto e artigos sanitários com crescimentos homólogos de cerca de 10%, assim como o cimento, as tintas, primários, subcapas e vernizes com cerca de 5%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Custo da construção de casas novas subiu 1,9% no arranque do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião