Ventura responde a Marcelo e pede explicações: “Não é o Presidente que escolhe o Governo”

André Ventura afirmou que a notícia avançada pelo Expresso é "muito negativa" e acusa Marcelo de "se meter" na campanha eleitoral a dois dias das eleições.

O líder do Chega pediu explicações ao Presidente da República depois de o Expresso ter avançado que Marcelo Rebelo Sousa não permitirá uma substituição de Luís Montenegro para um eventual Governo com o Chega.

Numa arruada em Lisboa, no último dia de campanha eleitoral, André Ventura afirmou que a notícia é “muito negativa” e que o próprio timing levanta sérias questões “democráticas”.

Das duas uma: ou é mau jornalismo ou o Presidente da Republica meteu-se na campanha“, apontou o líder do Chega. “A dois dias de escolher um Governo, dizer que não quer o Chega no Governo é um ato pouco democrático. Em Portugal, não é o Presidente que escolhe quem vai para o Governo”, alertou André Ventura.

Por fim, deixou um pedido: “espero que Marcelo, amanhã, possa explicar o que disse, se é que disse, e porque não quer um Governo com o Chega, que é tão legítimo como todos os outros”.

Ao Expresso, o Presidente da República revela que rejeitará um primeiro-ministro de substituição do líder do PSD, à semelhança do que fez quando Mário Centeno foi proposto por António Costa para o substituir quando apresentou a demissão, em novembro passado.

Perante o cenário em que a Aliança Democrática perde as legislativas no domingo, mas a direita tem maioria no Parlamento, o jornal Expresso escreve que Marcelo Rebelo de Sousa não irá aceitar um primeiro-ministro que substitua Luís Montenegro. Isto porque Montenegro já garantiu que, se perder, não governa e também não derruba o Governo do partido que ganhou para apresentar uma alternativa de Direita (com IL ou Chega).

No próximo sábado, 9 de março, pelas 20h, Marcelo Rebelo de Sousa irá fazer uma comunicação ao país. À semelhança dos anos anteriores, a mensagem servirá para apelar ao voto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ventura responde a Marcelo e pede explicações: “Não é o Presidente que escolhe o Governo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião