“Estou convencido de que a abstenção vai diminuir”, vaticina Ramalho Eanes

  • ECO
  • 10 Março 2024

O ex-Presidente da República acredita que a taxa de abstenção voltará a cair, mas lamenta que a campanha eleitoral não tenha tratado a questões internacionais.

Antes de exercer o direito de voto em Lisboa, Ramalho Eanes falou com os jornalistas, em que mostrou estar preocupado com os níveis de abstenção, mas vaticinou que “estou convencido de que a abstenção vai diminuir.”

O ex-Presidente da República referiu que o “25 de Abril deu a liberdade aos portugueses de maneira definitiva” para votar e expressar as suas opiniões políticas, mas acima de tudo tem “o Estado de direito democrático.”

Ramalho Eanes referiu ainda que, “contrariamente aquilo que tenho ouvido dizer, os indecisos representam um bom sinal. É sinal de que os portugueses não vão votar de maneira clubística”, mas “vão votar depois de pensarem, de meditarem, de refletirem” e que, por isso, também “acredito nos portugueses e acredito até na ciência política dos portugueses.”

Sobre a campanha eleitoral, Ramalho Eanes destaca que teve “pena que não tenha tratado a questões internacionais, os perigos que daí advêm para o país.” Questionado sobre porque não participou na campanha, o 16.º Presidente da República e o primeiro democraticamente eleito após a Revolução de 25 de Abril de 1974 revelou que não o fez porque “considerei que a minha participação não ia melhorar em nada. Só ia produzir ruído.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Estou convencido de que a abstenção vai diminuir”, vaticina Ramalho Eanes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião