Exportações de componentes automóveis sobem 0,3% em janeiro

  • Lusa
  • 13 Março 2024

A Europa concentra 89,3% das compras realizadas, verificando-se um aumento de 0,1% relativo ao período homólogo de 2023. Já o continente americano cresceu 9,9% em janeiro.

As exportações de componentes para automóveis aumentaram 0,3% em janeiro face ao mês homólogo, atingindo 1.047 milhões de euros, segundo dados divulgados esta quarta-feira pela AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel.

No primeiro mês do ano, “as exportações de componentes automóveis foram responsáveis por 16,4% das exportações nacionais de bens transacionáveis, mantendo-se como um dos motores do crescimento económico de Portugal”, destaca a AFIA. A Europa concentra 89,3% das compras realizadas, verificando-se um aumento de 0,1% relativo ao período homólogo de 2023.

Já o continente americano cresceu 9,9% em janeiro em relação ao mesmo mês de 2023, concentrando 5,6% das exportações de componentes automóveis. Por país, os destinos de componentes automóveis fabricados em Portugal continuam a ser Espanha, representando 28,4% das exportações, seguido pela Alemanha (23%) e França (9,2%).

A AFIA assinala que a indústria de componentes automóveis, “apesar de enfrentar desafios e cenários pouco entusiasmantes para o ano em curso, o que afetará as empresas negativamente, quer a nível nacional quer internacional, tem encontrado formas de manter a sua competitividade mostrando-se um setor extremamente resiliente e de elevada adaptabilidade”.

“Contudo, a diminuição de encomendas pode acontecer, tendo em conta a queda de consumo por via da instabilidade económica”, alerta. Os cálculos da AFIA têm como base as estatísticas do comércio internacional de bens divulgadas a 12 de março pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em 2023, exportações de componentes para automóveis subiram quase 14% para um recorde de 12.433 milhões de euros, segundo dados divulgados pela AFIA no mês passado. A indústria de componentes para automóveis em Portugal tem 350 empresas e 63.000 trabalhadores diretos. Esta indústria representa 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e 9,1% do emprego da indústria transformadora.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações de componentes automóveis sobem 0,3% em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião