Demetrio Carceller Arce, Presidente da Disa Corporación, vencedor do prémio EY Entrepreneur of the Year

  • Servimedia
  • 15 Março 2024

Demetrio Carceller Arce é um empresário e filantropo, com um papel relevante nos setores da alimentação e bebidas, infraestruturas, serviços e energia.

O vencedor do Prémio EY Entrepreneur of the Year 2023 nesta 27ª edição foi Demetrio Carceller Arce, presidente da Disa Corporación. O empresário recebeu o prémio das mãos do Ministro da Economia, Comércio e Empresa, Carlos Cuerpo, e do Presidente da EY em Espanha, Federico Linares, numa cerimónia realizada em Madrid.
A cerimónia de entrega do prémio EY Entrepreneur of the Year foi inspirada na música como forma de arte e contou com a atuação de seis crianças ciganas da Fundação Alalá, cujas vidas foram transformadas pelo flamenco. Em seguida, Federico Linares, Presidente da EY e Vice-Presidente desta fundação, afirmou que “no coração do empreendedor bate um eco de coragem, ambição, paixão e perseverança, alimentado por uma crença inabalável na sua visão e um desejo de causar um impacto significativo no mundo”.

Por isso, prosseguiu, “hoje prestamos homenagem aos nossos empresários, aos nossos artistas, às vossas empresas, aos vossos projetos e, em última análise, às vossas obras de arte. Porque as vossas empresas, os vossos projetos, são também beleza e são também verdade. Tornaram-vos melhores e tornaram melhor a sociedade em que vivem”.

Por seu lado, o Ministro da Economia, Comércio e Empresa, Carlos Cuerpo, incentivou os presentes a continuarem “a trabalhar em conjunto para que, entre todos, mantenhamos o bom momento da economia espanhola e continuemos a avançar na sua transformação e modernização, o que permite que projetos como os que hoje aqui foram reconhecidos continuem a nascer, a crescer e a consolidar-se”.

Demetrio Carceller Arce é um empresário e filantropo, com um papel relevante nos setores da alimentação e bebidas, infraestruturas, serviços e energia. É o presidente da Disa Corporación, uma empresa das Ilhas Canárias fundada há 90 anos, a empresa-mãe de todo o grupo empresarial. Presidente executivo do Grupo Damm, é também Vice-Presidente da multinacional espanhola líder no setor alimentar Ebro Foods e da empresa de construção e gestão de serviços Sacyr. “As suas mais de três décadas de experiência como líder empresarial demonstram o seu firme compromisso com a transformação empresarial, o crescimento sustentável, a criação de emprego, a inovação, a internacionalização e a diversificação”, afirmam os promotores do prémio.

A Disa Corporación é um grupo empresarial composto por empresas de setores como a energia, a alimentação, as bebidas, as concessões e os serviços. Presidido por Demetrio Carceller Arce, no último exercício de 2022, o grupo atingiu um volume de negócios superior a 7.800 milhões de euros, empregando diretamente mais de 10.000 pessoas. No setor da energia, há mais de 90 anos que a Disa fornece a energia de que as pessoas e as empresas necessitam para a sua vida quotidiana de forma sustentável, gerando emprego onde quer que opere.

A empresa cresceu até se tornar o principal operador independente em Espanha e Portugal, onde opera com as marcas Disa, Prio e Shell, e o segundo maior distribuidor de combustíveis no Uruguai. Na última década, diversificou as suas atividades no setor da energia, tornando-se um fornecedor integrado de energia e um motor da transição energética, com um papel particularmente importante nas Ilhas Canárias, onde é líder em energias renováveis.

No setor da alimentação e bebidas, a Damm é um dos principais líderes do seu setor, com presença nos setores da restauração, logística e distribuição. Fundada em 1876, a empresa tem 18 fábricas em Espanha, Portugal e Reino Unido, onde produz e embala mais de 21 milhões de hectolitros de cerveja, água, refrigerantes, leite e batidos que são distribuídos em mais de 130 países. O grupo empresarial tem também importantes investimentos em empresas como a Sacyr, uma das principais empresas mundiais do sector das concessões, e na Ebro Foods, líder mundial em arroz e massas.

Demetrio Carceller Arce, para além de ser o grande vencedor desta edição do prémio, ganhou também o prémio Diversificação. O Prémio EY Empreendedor do Ano reconhece ainda outras categorias como a Internacionalização, que foi atribuída a Jaume Alsina, da Encofrados Alsina; o Prémio Empresa Familiar, que foi atribuído a Guillermo de Aranzabal, do Grupo Rioja Alta S.A.; o Prémio Gestão do Talento, que foi atribuído a Guillermo de Aranzabal, da Encofrados Alsina; e o Prémio Gestão do Talento, que foi atribuído a Guillermo de Aranzabal, do Grupo Rioja Alta S.A. O Prémio Gestão do Talento foi atribuído a Vicente Granados, do Instituto Español; Carlos Moreno, da Ontime, ganhou o Prémio Crescimento; o Prémio Inovação foi atribuído a César Orts, da Cecotec; José Enrique Pereira, do Grupo Pereira, ganhou o prémio Empreendedor Social; e, finalmente, o Prémio Sustentabilidade foi atribuído a Carmen Sampol, do Grupo Sampol.

O Prémio EY Empreendedor do Ano celebra este ano a sua 27ª edição em Espanha e conta com a colaboração da IESE Business School. Uma iniciativa que começou nos Estados Unidos em 1986, o prémio EY tornou-se uma referência no campo do reconhecimento empresarial e empreendedor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Demetrio Carceller Arce, Presidente da Disa Corporación, vencedor do prémio EY Entrepreneur of the Year

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião