Iberdrola, CIP, Ørsted e Statkraft, os principais produtores de energia eólica da Europa

  • Servimedia
  • 21 Março 2024

A Europa está a dar grandes passos no sentido de abandonar a utilização de combustíveis fósseis.

Isto reflete-se no último relatório “European Electricity Review” da Ember, que mostra a maior queda na produção de eletricidade a partir do carvão e do gás, com uma redução de 19% na produção fóssil no ano passado em comparação com 2022, a favor de um aumento das energias renováveis. Isto traduz-se numa diminuição histórica de 19% das emissões do setor da eletricidade e, pela primeira vez, a energia derivada da eletricidade representou menos de um terço da energia da UE.

No cabaz energético, o setor da energia eólica é cada vez mais importante e representou 19% da eletricidade produzida na UE no ano passado, depois de ter registado um ano recorde na Europa em 2023 com a construção de 17 gigawatts (GW) de potência. Em Espanha, a energia eólica já era a principal fonte de produção de eletricidade em 2023, ultrapassando os 24% de cobertura da procura.

Apesar dos progressos, a WindEurope adverte que não são suficientes. “Estes números são ligeiramente superiores aos de 2022 e são os mais elevados alguma vez construídos pela UE num único ano. Mas estão muito abaixo dos 30 GW por ano que a UE precisa de construir para cumprir os seus novos objetivos de segurança energética e climática para 2030”, adverte a organização patronal europeia.

Neste contexto, Bilbau acolhe esta semana a WindEurope, a mais importante cimeira sobre energia eólica onshore e offshore da Europa, onde os principais líderes europeus se reunirão para elaborar o roteiro de uma indústria fundamental para a transição energética. Mas quem são os principais atores deste setor, que já emprega mais de 300.000 pessoas na Europa? Estas são as empresas com projetos eólicos relevantes.

IBERDROLA

O Grupo Iberdrola já é líder mundial em energias renováveis, para além de ser o líder em capacidade renovável instalada. A empresa tem um plano de investimento para 2025 – alargado a 2030 – com o qual pretende duplicar esta capacidade renovável para 60 GW em 2025, atingindo 95 GW em 2030.

A Iberdrola España possui parques eólicos com uma potência instalada de 6.550 MW e uma capacidade de produção líquida de 10.726 GWh.

Na Europa, a Iberdrola Renovables International conta atualmente com 159 MW de produção eólica onshore a operar em diferentes regiões de França e uma carteira de mais de 700 MW de projetos eólicos e fotovoltaicos em diferentes fases de desenvolvimento. A empresa também concluiu com êxito o comissionamento dos parques eólicos Askio II (37 MW) e Rokani (18 MW) na Grécia, ambos em operação comercial da ROKAS Renewables.

COPENHAGEN INFRASTRUCTURE PARTNERS (CIP)

A Copenhagen Infrastructure Partners (CIP) é hoje a maior gestora de fundos do mundo dedicada a investimentos em energias renováveis, gerindo atualmente 12 fundos com mais de 28 mil milhões de euros sob gestão. A empresa tem uma carteira global de projetos de energia verde centrados principalmente na energia eólica offshore, eólica onshore e solar fotovoltaica, armazenamento de energia, Power-to-X, Waste-to-X e outras tecnologias renováveis.

A CIP possui um dos maiores parques eólicos em funcionamento em Espanha, localizado em Monegros (Aragão), com 487 MW, e nos próximos meses iniciará a construção de um projeto em Teruel com uma capacidade instalada superior a 750 MW, que se tornará um dos maiores parques eólicos de Espanha.

O objetivo da empresa é continuar a investir no desenvolvimento de novos projetos renováveis em Espanha, o que contribuirá para acelerar a transição energética e colocar o país na vanguarda da utilização de tecnologias renováveis inovadoras. Neste sentido, a CIP também está a desenvolver projetos inovadores e pioneiros no domínio do hidrogénio renovável e prepara-se para se tornar um dos atores de referência na energia eólica offshore no nosso país, uma tecnologia em que é um dos líderes mundiais.

ØRSTED

Ørsted é outra empresa dinamarquesa com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento, construção e exploração de projetos de energias renováveis na Europa, América do Norte e Ásia. A Ørsted é especialista em energia eólica offshore, mas também expandiu as suas operações para a energia eólica onshore, solar e armazenamento de energia.

O seu historial com a energia eólica onshore começou nos EUA e expandiu-se recentemente para a Europa, onde tem atualmente 3,8 GW em funcionamento e em construção.

Até 2030, o seu objetivo é ter 11-13 GW de capacidade eólica terrestre, solar e de armazenamento em todos os seus mercados, ao mesmo tempo que aumenta a sua carteira para uma mistura de capacidade eólica e solar fotovoltaica (PV).

STATKRAFT

A Statkraft, propriedade do Estado norueguês e já presente em 20 países, é produtora de energia hidroelétrica, eólica, solar e de gás, sendo também um dos principais intervenientes no mercado energético europeu, com mais de 3 milhões de contratos de compra de energia assinados.

Em 2023, a Statkraft concluiu a construção de um parque eólico na Irlanda e, em Espanha, está a desenvolver o projeto eólico Itsaraz, no País Basco, que terá 8 turbinas eólicas com uma capacidade total de 60,4 MW. Na mesma região, encontra-se em fase inicial o projeto eólico Piaspe, de 33 MW, que contará com um total de cinco aerogeradores, suficientes para abastecer 24.300 habitações com energia limpa, acessível e autóctone.

Além disso, no ano passado, a empresa adquiriu a Enerfin, uma subsidiária renovável do Grupo Elecnor, que inclui 1.500 MW em operação e em construção e uma sólida carteira de projetos em diferentes fases de desenvolvimento em todo o mundo. Esta transação reforça a posição da Statkraft e coloca-a entre os 10 maiores produtores de energia eólica em Espanha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Iberdrola, CIP, Ørsted e Statkraft, os principais produtores de energia eólica da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião